2.17.94.1, 2019-07-05 00:05:51
Car-Net FAQ Geral

Geral

Introdução.

Esta secção contém respostas a perguntas de caráter geral sobre os primeiros passos no Car-Net, desde a criação de uma conta de utilizador até a configuração de uma ligação à Internet no seu veículo.

Também poderá assistir a uma apresentação introdutória e familiarizar-se com o portal Car-Net.

Após iniciar a sessão no portal Car-Net, verá o seu Volkswagen e todas as informações principais relativas a quilometragem, autonomia e marcações de serviço após-venda futuras. Os dados não serão apresentados enquanto o veículo não tiver percorrido 300 quilómetros. Se não forem apresentados quaisquer dados, ou se forem apresentados dados desatualizados, podem existir vários motivos para tal:

  • O veículo está offline. Ligue o veículo à Internet para que o mesmo possa enviar dados atualizados para o portal.
  • A transferência de dados atualizados é adversamente afetada por fatores externos, tais como as condições climatéricas (por exemplo tempestades) ou pela localização do veículo (por exemplo, túneis ou garagens subterrâneas).
  • A rede móvel está congestionada.

Para utilizar os serviços Car-Net Guide & Inform, precisa de:

  • um sistema Discover Media ou Discover Pro Infotainment,
  • uma ligação à Internet no veículo,
  • uma conta de utilizador no portal Car-Net.

Para poder utilizar o Car-Net no seu dispositivo móvel, também precisará de um contrato móvel válido com um operador de comunicações móveis. Os serviços Car-Net apenas estão disponíveis na área de cobertura da rede móvel selecionada e consomem volumes variáveis de dados, consoante o perfil do utilizador. Por conseguinte, é altamente recomendável uma tarifa plana de dados.

 

Para poder utilizar a gama de serviços Car-Net Security & Service, encomende este pacote de serviços quando encomendar o seu Volkswagen.

Caso tenha encomendado o pacote de serviços Security & Service por ocasião da encomenda do seu Volkswagen, o veículo será equipado com uma OCU (Online Connectivity Unit) online. A OCU está equipada com um cartão SIM que permite ao veículo estabelecer a ligação ao portal Car-Net através da Internet.

Para utilizar o pacote de serviços Car-Net Security & Service também irá precisar de:

  • uma conta de utilizador no portal Car-Net.
  • um smartphone com um contrato de rede móvel válido para utilizar a aplicação.

Paralelamente, alguns serviços exigem determinados componentes técnicos no veículo. Por exemplo, irá precisar de um alarme antirroubo para utilizar o serviço de Alarme antirroubo online.

Em veículos novos, os serviços Car-Net Guide & Inform podem ser utilizados gratuitamente durante o período inicial do contrato. A duração deste período de utilização gratuita depende do seu país, modelo de veículo e equipamento, mas será no mínimo de 36 meses. Poderá desfrutar integralmente deste período gratuito desde que se inscreva no prazo de 90 dias após a entrega do veículo.

Após este período inicial de utilização gratuita, poderá prolongar a subscrição dos serviços através do portal Car-Net mediante uma taxa. Os preços atuais variam de acordo com o pacote de serviços que selecionou e com o modelo do seu veículo.

Existe uma taxa única para o serviço de chamada de emergência, paga no momento da compra do veículo. O custo exato pode ser consultado na ferramenta Construa o seu Volkswagen. Após a compra deste serviço, o mesmo poderá ser utilizado durante os dez anos seguintes, permitindo-lhe adicionar os pacotes de serviços Security & Service Basic e Security & Service Plus. Estes pacotes de serviços podem ser utilizados em veículos novos durante o período inicial, sem custos adicionais. A duração deste período de utilização gratuita depende do seu país, modelo de veículo e equipamento, mas é no mínimo de doze meses, desde que efetue o seu registo no prazo de 90 dias após a entrega do veículo.

Após este período inicial de utilização gratuita, poderá prolongar a subscrição dos serviços através do portal Car-Net mediante uma taxa. Os preços atuais variam de acordo com o pacote de serviços que selecionou e com o modelo do seu veículo.

Existem várias formas de ligar o sistema Infotainment do veículo à Internet. Para estabelecer a ligação à Internet pela primeira vez, clique na opção de menu "Car-Net" do sistema Infotainment. Será automaticamente acompanhado pelo assistente de configuração ao longo dos passos seguintes.

Estabelecer a ligação à Internet com o Discover Media

  • através de Wi-Fi: o sistema Infotainment Discover Media pode ser ligado à Internet através de Wi-Fi. Para tal, precisará de um smartphone com capacidade para funcionar como ponto de acesso móvel sem fios.
  • através de um CarStick*: em alternativa, pode ligar-se à Internet através do CarStick. Para tal, introduza um cartão SIM com serviço Internet no CarStick e introduza o CarStick na interface USB destinada a esse fim. Poderá consultar as instruções de instalação do CarStick no manual do seu automóvel.

* Caso não tenha encomendado um CarStick quando comprou o seu Volkswagen, poderá fazê-lo a qualquer momento em https://shops.volkswagen.com.

Se comprou os pacotes de serviços Security & Service quando encomendou o seu Volkswagen, o seu veículo está equipado com uma unidade de conectividade online (OCU). A OCU inclui um cartão SIM que permite ao seu veículo ligar-se automaticamente ao portal Car-Net através da Internet.

Se comprou os pacotes de serviços Security & Service quando solicitou o seu Volkswagen, o seu veículo está equipado com um cartão SIM integrado. Desta forma, é automaticamente estabelecida uma ligação à Internet quando utiliza o Security & Service ou o e-Remote.

Para utilizar os serviços Guide & Inform, precisará de uma ligação à Internet separada.

Quando estabelecer uma ligação à Internet através do seu smartphone, certifique-se de que ativa o ponto de acesso no seu smartphone e de que ativa a visibilidade do ponto de acesso. Em seguida, aceda ao sistema Infotainment e ative o Wi-Fi através da opção "Configuração", no menu principal. Siga as instruções apresentadas no ecrã.

Note que os serviços Guide & Inform utilizam volumes de dados variáveis, consoante o perfil do utilizador. Por conseguinte, é altamente recomendável uma tarifa plana de dados.

Os serviços Car-Net podem atualmente ser utilizados em cerca de 40 países. Tenha em atenção que as taxas aplicáveis no estrangeiro podem ser mais elevadas.

A aplicação Car-Net pode ser utilizada em todos os smartphones, sejam Android ou iPhone.

O smartphone deverá dispor de uma versão atualizada do sistema operativo:

  • Os dispositivos Apple precisam do iOS 8.0 ou superior
  • Os dispositivos Android precisam da versão 4.3 ou superior

Visite http://www.volkswagen.com/Car-Net para obter uma visão geral dos modelos que estão equipados com o Car-Net.

Os serviços apenas estão disponíveis sob a forma de pacote.

Podem existir vários motivos que o impeçam de utilizar o Car-Net.

Verifique se:

  • Todos os requisitos para a utilização do Car-Net estão cumpridos e se adicionou o seu veículo à sua conta de utilizador.
  • O seu contrato ainda está em vigor.
  • A receção móvel não é adversamente afetada por fatores externos, tais como condições climatéricas (por exemplo, tempestades) ou a localização do veículo (por exemplo, em túneis ou garagens subterrâneas). Poderá verificar a potência do sinal no seu dispositivo móvel.
  • Os serviços foram desativados através do sistema Infotainment do veículo.

Se nenhuma das situações acima se verificar, contacte o nosso serviço de Apoio ao Cliente.

A transferência de dados pode ser afetada pela sua localização. Locais com receção de rede móvel insuficiente (por exemplo, túneis, garagens e passagens subterrâneas), as condições climatéricas e o congestionamento da rede podem ter um efeito adverso na transferência de dados. Tal poderá provocar lentidão nos serviços ou impedi-los de serem executados.

Não precisa de criar uma conta de utilizador para poder utilizar o App-Connect.

O App-Connect é um pacote que contém as tecnologias MirrorLink, Android Auto e Apple CarPlay. Pode utilizar o App-Connect para apresentar e utilizar aplicações selecionadas de um smartphone Android e Apple iPhone através do ecrã tátil do Composition Media ou do Discover Media.

Para garantir que os dados do utilizador antigo são apagados, precisará de repor o sistema Infotainment nas definições de fábrica. Clique no botão "Menu" do seu sistema Infotainment e selecione a opção "Configuração". Em seguida, clique no botão "Definições de origem". Poderá nesta fase repor todas as definições ou apenas as definições do Car-Net. Consoante o modelo do seu veículo, poderá precisar de efetuar manualmente a sua eliminação como utilizador registado.

É possível encontrar mais informações na política de privacidade.

Clique no botão "Menu" do seu sistema Infotainment e selecione a opção "Configuração". Agora, clique em "Definições de fábrica" e indique se deseja repor todas as definições ou apenas dados específicos. Em seguida, confirme a sua opção. Pode neste momento optar por eliminar os dados do utilizador anterior na área "Registo".

A opção "Definições de origem" permite-lhe repor as definições do Car-Net. Para tal, clique no botão "Menu" do seu sistema Infotainment e selecione a opção "Configuração". Em seguida, clique no botão "Definições de origem" e selecione "Car-Net (serviços online)". Poderá então eliminar as informações do utilizador anterior na área "Registo".

Infelizmente, existem novos requisitos legais que nos obrigaram a suspender o suporte contínuo às aplicações Volkswagen MirrorLink. Por esse motivo, já não poderemos garantir a funcionalidade das aplicações MirrorLink. Lamentamos qualquer incómodo causado por esta situação.

Conta de utilizador.

Precisa de uma conta de utilizador para poder utilizar os serviços Car-Net.

Pode efetuar o registo no Car-Net com alguns passos simples através do endereço www.volkswagen.com/Car-Net/. Para tal, clique em "Utilizo o Car-Net ou pretendo efetuar o registo" e siga as instruções apresentadas. Receberá uma mensagem de e-mail automática a confirmar o registo. Clique no link presente no e-mail para concluir o seu registo. Poderá em seguida iniciar a sessão no portal Car-Net utilizando os seus dados de início de sessão e associar o seu Volkswagen à sua conta de utilizador.

O e-mail de confirmação deverá chegar à sua caixa de correio alguns minutos depois. Se não chegar à sua caixa de correio, comece por procurá-la nas outras pastas (por exemplo, a pasta de spam). Se também não encontrar o e-mail nas outras pastas, crie uma nova conta de utilizador ou entre em contacto com o Apoio ao Cliente.

Segurança.

A sua palavra-passe tem de incluir três dos seguintes itens para ser válida: letras maiúsculas (A–Z), letras minúsculas (a–z), carateres especiais (!, ", §, $, %, &, /, \, (, ), =, ?, #, -, _) e números (0–9).

O S-PIN (PIN de segurança) é uma medida de segurança adicional que protege os serviços particularmente sensíveis contra o uso não autorizado. É necessário introduzir o S-PIN para utilizar determinados serviços do pacote "Security & Service". 

O S-PIN é composto por quatro dígitos e apenas pode conter números.

Certifique-se de que guarda o seu S-PIN pessoal na memória e que não o partilha com ninguém.

Aceda à área "Definições de conta" da sua conta de utilizador. Esta secção permite-lhe configurar um novo S-PIN ou alterar o seu S-PIN atual.

Pode repor o seu S-PIN sempre que desejar. Aceda à área "Definições de conta" da sua conta de utilizador e clique em "Alterar S-PIN". Clique em “Esqueceu-se do seu S-PIN?” para repor o S-PIN. Por motivos de segurança, é necessário repetir a verificação através do seu veículo após a reposição do S-PIN.

Por motivos de segurança, é necessário repetir a verificação através do seu veículo após a reposição do S-PIN. Para tal, ser-lhe-á em seguida pedido que indique a quilometragem exata do seu veículo ou que introduza um código de registo no sistema Infotainment. Durante o processo de reposição do S-PIN, irá receber automaticamente o código de registo.

Levamos a sua proteção e segurança a sério. É por esse motivo que algumas funções do portal Car-Net apenas podem ser utilizadas quando após a realização do procedimento Volkswagen Indent. Durante esta fase, a sua identidade é verificada por uma oficina autorizada Volkswagen.

Política de Privacidade.

A política de privacidade contém uma descrição detalhada dos dados que são recolhidos pelo Car-Net e do destino dado aos dados guardados. Pode consultar a política de privacidade no item de menu "Informações jurídicas" do portal Car-Net.

Se perder o seu smartphone, poderá alterar sua palavra-passe através do portal Car-Net.

Já não precisará de voltar a introduzir a palavra-passe sempre que iniciar a sessão. A aplicação Car-Net guarda a palavra-passe de uma forma segura e criptografada, utilizando-o para as autenticações subsequentes. Apenas precisará de introduzir a palavra-passe da primeira vez que iniciar a sessão ou mudar para uma conta de utilizador diferente.

Adicionar um veículo.

Clique em "Administração do veículo" na sua conta de utilizador e, em seguida, no botão "Adicionar veículo". Irá precisar do número de identificação do veículo (VIN) de 17 dígitos do seu Volkswagen. Pode encontrar o VIN no seu livrete e no para-brisas do seu veículo. Deverá em seguida seguir as instruções adicionais para a inscrição no veículo. Dependendo do seu modelo de veículo, ser-lhe-á em seguida pedido que indique a quilometragem exata do seu veículo ou que introduza um código de registo no sistema Infotainment. Durante o processo de inscrição do veículo, irá receber automaticamente o código de registo.

O VIN (número de identificação de veículo, ou número de chassis) pode ser encontrado no seu livrete e no canto inferior do para-brisas do seu veículo.

Deverá fazê-lo para confirmar que é o utilizador autorizado do veículo.

Desativar serviços.

Pode selecionar o item de menu “Gestão de serviços” no seu sistema infotainment para consultar quais os serviços que pode desativar.

Pode aceder à gestão de serviços da seguinte forma:

  1. Prima o botão "Menu" do sistema infotainment.
  2. Selecione no ecrã o botão da função "Configuração" e depois "Car-Net".
  3. Prima o botão "Gestão de serviços".

Pode desativar os serviços Car-Net através do sistema infotainment instalado no seu veículo:

  1. Prima o botão "Menu" do sistema infotainment.
  2. Selecione no ecrã o botão da função "Configuração" e depois "Car-Net".
  3. Prima o botão "Gestão de serviços".
  4. Desative os serviços que pretende desativar.

Sim, pode utilizar o sistema infotainment a qualquer momento para ativar serviços previamente desativados:

  1. Prima o botão "Menu" do sistema infotainment.
  2. Selecione no ecrã o botão da função "Configuração" e depois "Car-Net".
  3. Prima o botão "Gestão de serviços".
  4. Ative os serviços que pretende ativar.

Irá receber um e-mail ou uma notificação no seu dispositivo móvel assim que um serviço for desativado no sistema infotainment do seu veículo.

Será apresentada na visão geral dos serviços do portal Car-Net e também na aplicação uma mensagem a indicar que determinado serviço foi desativado no veículo. Os serviços desativados não serão apresentados no seu smartwatch.

Nem todos os serviços Car-Net são compatíveis com smartwatches. Além disso, podem ter sido desativados serviços individuais, os quais não serão apresentados no seu smartwatch.

Poderá reativar em qualquer momento no seu veículo serviços que tenham sido desativados:

  1. Prima o botão "Menu" do sistema Infotainment.
  2. Agora, selecione o botão "Configuração" e, em seguida, selecione "Car-Net" no ecrã.
  3. Prima o botão "Gerir serviços".
  4. Ative os serviços pretendidos.