2.13.82.1, 2019-01-22 15:18:18
Guide & Inform

Guide & Inform.

Relatório de estado do veículo.

O relatório de estado do veículo disponibiliza informações sobre os dados atuais do veículo (por exemplo, quilometragem), apresenta informações de estado (por exemplo, a pressão dos pneus e os níveis de fluidos) e avisa-o para as próximas marcações de serviço após-venda.

Lembre-se de que este serviço apenas contém uma seleção limitada de luzes de aviso e indicadoras do veículo. As mensagens de aviso e erro do veículo continuam a ser a fonte de informações principal.

No caso de veículos novos, o primeiro relatório de estado do veículo apenas pode ser solicitado após este ter percorrido 300 quilómetros. O veículo necessitará igualmente de uma ligação ativa à Internet. O veículo envia os dados quando a ignição é desligada. Lembre-se de que, por vezes, os dados atualizados do veículo podem demorar alguns minutos a ficar disponíveis no portal Car-Net.

Só poderá utilizar o serviço Relatório de Estado do Veículo quando o veículo estiver ligado ao portal Car-Net através da Internet. Poderá consultar o relatório atual clicando em "Solicitar relatório".

Pode solicitar manualmente, no máximo, cinco relatórios por mês. O serviço Relatório de estado do veículo do portal Car-Net indica quantos relatórios ainda pode solicitar durante o mês em curso.

Pode transferir o relatório atual em formato PDF e imprimi-lo.

Pode transferir o relatório atual em formato PDF e imprimi-lo.

De momento, são arquivados no portal Car-Net os seus últimos 150 relatórios. Todos os relatórios com mais de 24 meses são automaticamente eliminados.

Estas notificações são meras recomendações. Lembre-se de que o serviço Relatório de estado do veículo apenas contém uma seleção limitada de luzes de aviso e indicadoras do veículo. As mensagens de aviso e erro do veículo continuam a ser a fonte de informações principal.

O relatório apresenta as informações mais recentes enviadas pelo veículo, ou seja, as informações enviadas quando desligou a ignição após a sua última viagem. Caso o veículo não disponha atualmente de uma ligação à Internet, por exemplo se estiver estacionado numa garagem subterrânea, não será possível enviar os dados. Caso, não obstante, opte por solicitar um relatório de estado do veículo nessa altura, o mesmo não refletirá o estado atual do veículo.

As mensagens de aviso e erro do veículo continuam a ser a fonte de informações principal.

Pontos de Interesse (POI pessoais).

O serviço Os Meus Pontos de Interesse permite selecionar e guardar destinos e listas de favoritos individuais no portal Car-Net e importá-los para o sistema de navegação do seu veículo. Por exemplo, os pontos de interesse (POIs) podem corresponder a locais importantes, tais como hotéis, postos de abastecimento, destinos turísticos ou silos de estacionamento, bem como moradas de amigos, familiares ou parceiros de negócios.

O serviço Os Meus Pontos de Interesse permite enviar listas de POI pessoais para o seu sistema Infotainment através do portal Car-Net. Poderá compilar essas listas manualmente ou transferi-las de vários portais na Internet. Este serviço é particularmente útil para transferir um elevado número de endereços.

Para transferir endereços individuais para o seu sistema Infotainment, utilize o serviço de Importação de Destinos Online.

Em primeiro lugar, pode optar por transferir listas de POIs a partir de vários portais e sites online, por exemplo uma lista de todos os postos de abastecimento de determinada marca na sua região, ou serviços da Administração Pública. Em segundo lugar, pode elaborar as suas próprias listas no seu computador, por exemplo uma lista com todas as moradas dos seus familiares.

Para criar uma lista de POIs pessoais precisa das respetivas coordenadas. Crie um novo ficheiro CSV e introduz as coordenadas (longitude e latitude), além do nome de um POI em cada linha. Introduza primeiro a longitude e depois a latitude, separadas por uma vírgula e ambas em formato de graus decimais (hddd.ddddd°). As coordenadas de Wolfsburg, por exemplo, seriam: 10.7865461,52.4226503. Poderá depois adicionar um nome ou uma morada, separando-os novamente com uma vírgula. O registo completo do nosso exemplo seria portanto: 10.7865461,52.4226503,Wolfsburg.

Pode utilizar os seguintes formatos de listas:

  • .asc (TomTom, Igo, Navigon)
  • .csv (Route66, Garmin, Navman)
  • .gpx (Garmin)
  • .kml (2.0, Google)
  • .kmz

A Lista de POIs pessoais é automaticamente enviada para o seu veículo após a respetiva gravação. Com o seu Volkswagen ligado à Internet, selecione o item de menu "Transferir" na área "Car-Net". A partir do "Gestor de transferências", selecione a caixa junto à lista que deseja importar para o sistema Infotainment. Clique no botão "Transferir" para iniciar a transferência da Lista de POIs pessoais.

Uma vez concluída a atualização, clique no botão "Ver" da área de navegação.

Selecione a caixa "Pontos de interesse" no menu aberto para ver as suas listas de POIs pessoais no sistema Infotainment.

Desde que exista receção móvel, poderá receber POIs enquanto conduz. No entanto, não é possível receber automaticamente uma lista enquanto conduz; esta operação deverá ser iniciada manualmente.

É possível enviar, no máximo, 50 listas para o veículo. Cada lista (incluindo ícones) não pode ter mais de 5 Mb.

O serviço Os Meus Pontos de Interesse está sempre associado a um veículo específico. Selecione um veículo na secção de administração de veículos do portal Car-Net e envie a Lista de POIs pessoais para esse veículo.

Se os seus POIs pessoais não forem apresentados no mapa, experimente o seguinte:

Selecione "Configuração" no seu sistema Infotainment. Em seguida, clique no botão de função "Mapa". Desloque a lista para baixo e verifique se a caixa junto a "Visualizar POIs" está selecionada. Selecione as diferentes categorias de POI na opção de menu com o mesmo nome. Certifique-se de que as caixas junto às listas de POIs pessoais que deseja ver no mapa do sistema Infotainment estão selecionadas.

O respetivo autor será o responsável pelas moradas, bem como pelo conteúdo das listas pessoais de POIs transferidas. É possível que este tenha fornecido coordenadas imprecisas, ou que os dados do mapa já não estejam atualizados.

No Discover Pro e no Discover Media (a partir do ano de 2016), pode optar por ouvir um sinal acústico ao aproximar-se de um POI. Ative a função "Aviso ao aproximar-me destes POIs" na lista de POIs correspondente. Poderá escolher individualmente para cada lista de POIs a preferência de alerta ao aproximar-se dos POIs.

Também deverá selecionar a caixa junto a "Notificações: Os meus POIs" nas definições das mensagens de navegação. Tenha em atenção que esta função utiliza as definições de volume para as mensagens de navegação e o som da notificação poderá, por conseguinte, ser reproduzido com um volume baixo.

Notícias (feed RSS).

Os feeds RSS permitem subscrever notícias atualizadas de várias fontes (tais como portais de notícias ou blogues) e apresentá-los no veículo.

Os feeds RSS são disponibilizados gratuitamente por muitos sites de notícias e de empresas para manter o seu público informado das últimas notícias em áreas específicas (por exemplo negócios, desporto ou política). Pode encontrar o URL de feed correto no site da fonte, por exemplo o feed RSS do Grupo Volkswagen, que é http://www.volkswagenag.com/en.html.

Cada fonte é responsável pelo conteúdo dos seus feeds RSS.

Pode utilizar o portal Car-Net para inscrever-se de forma rápida e fácil em feeds RSS e enviá-los para o seu veículo. Para subscrever um novo feed, aceda ao serviço "Notícias", clique no botão "Gerir feeds RSS" e, em seguida, clique em "Adicionar feed RSS". Agora, pode escrever o URL do feed. Após clicar em "Continuar", as informações que introduziu irão ser verificadas. Em seguida, clique em "Guardar" para subscrever o feed RSS e enviá-lo automaticamente para o seu veículo. Quando o seu Volkswagen estiver ligado à Internet, poderá ler as notícias apresentadas no sistema Infotainment.

Pode subscrever até dez feeds RSS e apresentá-los no seu veículo.

Se estiver na Europa, poderá aceder aos serviços de notícias que subscreveu enquanto conduz, desde que o veículo esteja ligado à Internet. Tenha em atenção que a consulta de serviços noticiosos durante a condução pode distraí-lo do que se passa na estrada. Deve conduzir sempre de uma forma atenta e responsável.

Pode eliminar os feeds RSS que adicionou através do portal Car-Net. Abra o serviço "Notícias" e selecione o feed RSS que deseja eliminar. Clique na reciclagem e confirme a sua opção ao clicar no botão "Eliminar".

Importação de Rotas Online.

A Importação de rotas online permite o envio das rotas criadas no portal Car-Net para o sistema Infotainment. As rotas podem ser diretas ou incluir várias paragens intermédias. Apenas poderá fazê-lo se os dados do mapa do percurso estiverem disponíveis nos mapas do sistema Infotainment.

Por questões de capacidade de memória, existe um limite de cinco rotas, cada qual com dez paragens intermédias. Tal significa que poderá precisar de eliminar rotas existentes para poder importar novas rotas.

Pode planear as suas rotas no portal Car-Net.

As rotas que enviou serão apresentadas no sistema Infotainment assim que ligar a ignição e o veículo se ligar à Internet. Poderá nessa altura importar as suas rotas para o sistema Infotainment. O pré-requisito para esta operação é a instalação dos mapas dos seus destinos no sistema de navegação.

Pesquisa de POI Online.

A Pesquisa de POI online foi especialmente desenvolvida para permitir pesquisas rápidas online (através do Google) e a obtenção dos dados mais atualizados na Internet. Este serviço permite-lhe utilizar o seu sistema Infotainment para pesquisar online POIs como restaurantes, hotéis, bancos, etc. Os POIs obtidos online são apresentados claramente sob a forma de uma lista que inclui as moradas atuais, os horários de funcionamento e os números de telefone.

Para importar os seus próprios POIs, utilize o serviço Os meus pontos de interesse. O serviço Pesquisa de POI online foi especialmente desenvolvido para permitir pesquisas rápidas online.

O volume de armazenamento varia consoante o sistema Infotainment utilizado. O Discover Media dispõe de espaço para 500 entradas.

Tenha em atenção que os serviços Importação de destinos online e Pesquisa de POI online acedem à memória em simultâneo.

Consoante o POI em causa, será apresentada a morada, a distância atual e, se disponíveis, os horários de funcionamento e os números de telefone. Poderá, desta forma, telefonar diretamente para os destinos através da pesquisa.

Pode pesquisar simultaneamente vários destinos através de uma pesquisa de texto livre. Para receber resultados de pesquisa apropriados, pesquise por termos o mais específicos possível.

O menu pendente permite-lhe selecionar as opções "Área da localização atual", "Área no destino" ou "Área de morada" como áreas de pesquisa. Não é possível selecionar várias áreas de pesquisa.

Informações de Trânsito Online.

O serviço de Informações de Trânsito online fornece informações atualizadas sobre o estado do trânsito, acidentes, obras rodoviárias, engarrafamentos e resolução de congestionamentos. Quando a função de navegação dinâmica está ativa, as informações de trânsito são processadas para o cálculo de uma rota alternativa, se necessário. Durante esta fase, são processadas informações detalhadas que incluem o atraso previsto de chegada ao destino.

Estas informações, extremamente atualizadas, são adquiridas a um fornecedor de serviços externo. As informações são obtidas a partir de dados de rastreio de movimentos pseudonimizados recebidos de smartphones com aplicações de navegação online e sistemas de navegação online. É necessário que vários telemóveis e sistemas de navegação enviem informações para que o estado do trânsito possa ser estabelecido. Trata-se da única forma de obter uma visão geral representativa do estado do tráfego. Paralelamente, são recolhidas e processadas informações de sensores localizados em estradas, centros de controlo de tráfego e relatórios de acidentes.

Os dados de trânsito deste sistema são atualizados, pelo menos, a cada cinco minutos. Se um congestionamento estiver regularizado, tal será igualmente refletido pelas informações de fluidez do trânsito.

As faixas são apresentadas individualmente, pelo que serão visíveis duas cores diferentes ao longo de cada estrada.

Se ativar a função de navegação de rota dinâmica, o sistema de navegação irá contemplar as informações atualizadas sobre congestionamentos e atrasos previstos. Se o seu percurso for atualizado com base na situação atual do trânsito, o seu sistema Infotainment irá informá-lo desse facto através de uma mensagem de texto.

As diferentes cores indicam o volume atual de tráfego:

  • Secções a verde: estão disponíveis informações sobre estes percursos e o tráfego está a fluir normalmente.
  • Secções a amarelo: verifica-se um aumento do volume de tráfego com tráfego intenso nestas partes da rota.
  • Secções cor-de-laranja: verifica-se uma interrupção do tráfego com trânsito lento nestas partes da rota.
  • Estradas a vermelho: verifica-se uma interrupção grave do tráfego, com trânsito parado nestas partes da rota.
  • Secções pontilhadas: estas secções da rota podem ser utilizadas com restrições, por exemplo devido a trabalhos de construção, redução de faixas ou outras situações.

São apresentadas informações de trânsito para autoestradas, estradas principais e outras vias importantes. Os relatórios de trânsito precisam de ser codificados digitalmente por TMC (Traffic Message Channel) e enviados para o sistema de navegação. O TMC fornece informações atualizadas sobre o estado do trânsito (por exemplo, alertas de congestionamento). O sistema de navegação calculará nesse caso uma rota alternativa adequada. No Japão, é utilizado o serviço VICS (Vehicle Information and Communication System) para fornecer esses dados.

Importação de Destinos Online.

O serviço Importação de destinos online permite-lhe utilizar o portal Car-Net para enviar destinos individuais para o sistema Infotainment, por exemplo a morada do seu ginásio.

O serviço Os Meus Pontos de Interesse permite enviar listas de POI pessoais para o seu sistema Infotainment através do portal Car-Net. Poderá compilar essas listas manualmente ou transferi-las de vários portais na Internet. Este serviço é particularmente útil para transferir um elevado número de endereços.

Para transferir endereços individuais para o seu sistema Infotainment, utilize o serviço de Importação de Destinos Online.

Para localizar um novo destino no portal Car-Net e enviá-lo para o seu veículo, aceda ao serviço Importação online do destino e do trajeto e clique em "Adicionar novo destino". Introduza o destino pretendido no campo "Introduzir destino". No campo abaixo, também pode escrever o nome específico desse destino. Quando clicar em "Guardar", o seu destino será automaticamente transferido para o veículo. Assim que a ignição do veículo for ligada e o veículo se ligar à Internet, o sistema de navegação terá acesso ao seu destino.

O serviço Importação de destinos online apresenta a morada do seu destino pretendido. Também apresenta a localização do seu destino na janela do mapa, à direita. Além disso, as coordenadas geográficas são transmitidas em segundo plano para fins de processamento interno no seu sistema de navegação.

No total, estão disponíveis 500 espaços de memória no veículo. No entanto, estes são utilizados não apenas para navegação e destinos online, como também para os seus contactos telefónicos. Estão disponíveis 100 entradas exclusivamente para a memória de destinos online.

Lugares de Estacionamento.

O serviço Lugares de estacionamento apresenta os lugares de estacionamento e silos de estacionamentos livres num raio de 10 km em relação à localização atual do seu veículo. Verá o número total de lugares de estacionamento e o número de lugares livres. Também são apresentadas todas as outras informações disponíveis, tais como a distância, o horário de funcionamento e os preços.

O grau de atualização das informações de lugares de estacionamento disponíveis depende do operador de cada parque de estacionamento. São os mesmos quem definem a frequência com que os dados são transmitidos.

Após ter iniciado o serviço, verá no seu sistema Infotainment uma lista de opções de estacionamento. Selecione uma destas opções e inicie a navegação clicando em "Iniciar".

Postos de Abastecimento.

O serviço Postos de abastecimento permite-lhe pesquisar postos de abastecimento nas proximidades. Irá receber informações relativas à distância da sua localização atual, o preço do combustível, a marca do posto de abastecimento e os respetivos horários.

O grau de atualização dos preços apresentados depende do operador de cada posto de abastecimento. São os mesmos quem definem a frequência com que os preços são atualizados.

O tipo de combustível utilizado pelo seu veículo é automaticamente detetado. A lista de resultados apenas apresenta os postos de abastecimento que vendem o seu tipo de combustível. Para ver informações sobre outros tipos de combustíveis, clique em "Informações adicionais" junto aos postos de combustível selecionados. Irá ver em seguida os tipos de combustível padrão: diesel, gasolina sem chumbo e gasolina super sem chumbo, bem como outros tipos de combustível, incluindo o gás natural e os combustíveis premium. Estas informações disponibilizadas diretamente pelo operador do posto de abastecimento.

Após ter iniciado o serviço Postos de abastecimento, verá uma lista de postos de abastecimento no sistema Infotainment. Selecione um dos postos de abastecimento apresentados e inicie a navegação clicando em "Iniciar".

Meteorologia.

O serviço Meteorologia disponibiliza três vistas diferentes: tempo atual, previsão para as próximas 24 horas e previsão para os próximos dois dias. Este serviço inclui informações sobre a temperatura atual, direção e velocidade do vento, grau de precipitação e condições climatéricas gerais (sol, aguaceiros, etc.).

O serviço disponibiliza dados meteorológicos para a sua localização atual, o seu destino (com base na sua hora de chegada) e para outros locais predefinidos.

Estes dados meteorológicos não serão tidos em conta pelo seu sistema de navegação.

Gestor de Tempo.

Desfrute do seu dia da melhor forma! O serviço "Gestor de tempo" ajuda-o a efetuar a sincronização com o seu calendário e a calcular a hora de partida com base no estado atual do trânsito e nos dados de navegação. Dessa forma, nunca chegará atrasado a um compromisso e poderá planear o seu dia com maior eficiência.

O serviço "Gestor de tempo" está disponível na sua aplicação Car-Net. O "Gestor de tempo" efetua a sincronização com o seu calendário pessoal e calcula a altura de partida ideal com base no estado atual do trânsito. Também pode enviar facilmente para o seu veículo os endereços armazenados nos eventos do calendário.

O serviço "Gestor de tempo" é compatível com todas as aplicações de calendário comuns, desde que estejam autorizadas a aceder ao calendário padrão do smartphone.

Caso tenha guardado um endereço para um evento do calendário, poderá enviar o endereço diretamente para o seu veículo. A partir do serviço "Gestor de tempo", selecione o evento relevante e clique em "Enviar destino para o veículo". Esta função só estará disponível se o seu pacote de serviços "Guide & Inform" não tiver expirado.