2.13.82.1, 2019-01-22 15:18:18

Security & Service.

App.

A aplicação Car-Net pode ser utilizada em todos os smartphones, sejam Android ou iPhone.

O smartphone deverá dispor de uma versão atualizada do sistema operativo:

  • Os dispositivos Apple precisam do iOS 8.0 ou superior
  • Os dispositivos Android precisam da versão 4.3 ou superior.

A aplicação Car-Net pode ser transferida a partir da Apple Store ou da Google Play Store. Também pode obter uma visão geral das aplicações disponíveis no App Download Centre do Car-Net.

Comece por criar uma conta de utilizador no portal Car-Net. Após efetuar o registo no portal Car-Net, poderá iniciar a sessão na aplicação utilizando o seu endereço de e-mail e palavra-passe.

Após iniciar a sessão, encontrará os seus veículos. Selecione o veículo pretendido para obter uma visão geral dos seus serviços Car-Net.

Após a execução de um comando com êxito, irá receber a respetiva notificação na aplicação. Tenha em atenção que existe por vezes um atraso de alguns minutos entre o envio do comando e a receção da resposta.

Estado do veículo.

O serviço Dados de condução disponibiliza informações sobre a distância percorrida, os tempos de condução, o consumo médio de combustível e a velocidade média das suas viagens mais recentes. Pode optar entre os dados de viagens individuais e dados de longo prazo para analisar os seus hábitos de condução. É possível encontrar mais informações na política de privacidade.

Pode eliminar os seus dados de condução no portal Car-Net ou na aplicação Car-Net. Para tal, clique na reciclagem e selecione o período de tempo cujos dados pretende eliminar. É feita a distinção entre "Desde o início", "A longo prazo" e "Desde o reabastecimento". Também é possível eliminar todos os dados de condução de uma única vez através da opção "Configuração".

Pode transferir os seus dados de condução sob a forma de um ficheiro Excel. No entanto, esta opção de exportação não se encontra disponível em alguns veículos, impossibilitando a exportação de quaisquer dados de condução.

Relatório de estado do veículo.

O relatório de estado do veículo disponibiliza informações sobre os dados atuais do veículo (por exemplo, quilometragem), apresenta informações de estado (por exemplo, a pressão dos pneus e os níveis de fluidos) e avisa-o para as próximas marcações de serviço após-venda.

Lembre-se de que este serviço apenas contém uma seleção limitada de luzes de aviso e indicadoras do veículo. As mensagens de aviso e erro do veículo continuam a ser a fonte de informações principal.

No caso de veículos novos, o primeiro relatório de estado do veículo apenas pode ser solicitado após este ter percorrido 300 quilómetros. O veículo necessitará igualmente de uma ligação ativa à Internet. O veículo envia os dados quando a ignição é desligada. Lembre-se de que, por vezes, os dados atualizados do veículo podem demorar alguns minutos a ficar disponíveis no portal Car-Net.

Só poderá utilizar o serviço Relatório de Estado do Veículo quando o veículo estiver ligado ao portal Car-Net através da Internet. Poderá consultar o relatório atual clicando em "Solicitar relatório".

Pode solicitar manualmente, no máximo, cinco relatórios por mês. O serviço Relatório de estado do veículo do portal Car-Net indica quantos relatórios ainda pode solicitar durante o mês em curso.

Pode transferir o relatório atual em formato PDF e imprimi-lo.

Pode transferir o relatório atual no formato PDF e depois guardá-lo.

De momento, são arquivados no portal Car-Net os seus últimos 150 relatórios. Todos os relatórios com mais de 24 meses são automaticamente eliminados.

Estas notificações são meras recomendações. Lembre-se de que o serviço relatório de estado do veículo apenas contém uma seleção limitada de luzes de aviso e indicadoras do veículo. As mensagens de aviso e erro do veículo continuam a ser a fonte de informações principal.

O relatório apresenta as informações mais recentes enviadas pelo veículo, ou seja, as informações enviadas quando desligou a ignição após a sua última viagem. Caso o veículo não disponha atualmente de uma ligação à Internet, por exemplo se estiver estacionado numa garagem subterrânea, não será possível enviar os dados. Caso, não obstante, opte por solicitar um relatório de estado do veículo nessa altura, o mesmo não refletirá o estado atual do veículo. As mensagens de aviso e erro do veículo continuam a ser a fonte de informações principal.

Alerta de área.

O serviço Alerta de Área alerta-o sempre que o veículo sai de uma área predefinida ou entra na mesma. Por exemplo, pode pedir para ser informado sempre que o veículo abandonar a sua área de residência em determinados períodos do dia.

O condutor do seu veículo poderá desativar os Alertas de Área a qualquer momento ajustando as definições do veículo, evitando dessa forma o envio de um Alerta de Área. Nesse caso, não serão enviadas para o servidor de dados da Volkswagen AG quaisquer dados de localização do Alerta de Área. É possível encontrar mais informações na política de privacidade.

Inicie a sessão no portal Car-Net e clique no serviço Alerta de Área. Caso ainda não tenha configurado notificações, clique em "Configurar notificações". Caso já tenha configurado notificações, clique no sinal "+" azul para configurar notificações adicionais. Poderá em seguida definir a área geográfica. Para tal, introduza uma morada ou local específicos para definir o ponto central da área. Poderá depois utilizar a forma de limite (círculo ou quadrado) para definir a área do mapa.

Ao introduzir uma morada ou local, irá definir o ponto central da área. Poderá depois utilizar a forma de limite (círculo ou quadrado) para definir a área do mapa.

Pode configurar, no máximo, dez alertas, quatro dos quais poderão estar ativados a qualquer momento.

Pode especificar se uma notificação deve ser única, recorrente ou permanente. Por exemplo, para ser notificado todos os dias da semana, selecione "Recorrente" e, em seguida, clique em todos os dias de segunda a sexta-feira. Para configurar notificações permanentemente ativas, selecione "Permanente". Para ser notificado durante a noite, por exemplo, desde as 20h da próxima terça-feira até às 6h de quarta-feira, selecione "Uma vez". Em seguida, selecione "Terça-feira" na lista dos dias da semana e defina o período entre as "20:00" e as "06:00".

Assim que o veículo abandonar a área predefinida ou entrar na mesma no período de tempo especificado, receberá uma notificação por e-mail ou mensagem da aplicação. A opção de menu "Definições de notificação" permite-lhe definir o método de notificação da sua preferência.

Alerta de Velocidade.

O serviço Alerta de velocidade alerta-o sempre que o seu veículo exceder uma velocidade predefinida. Por exemplo, pode optar por ser notificado sempre que o seu veículo exceder uma velocidade de 130 km/h.

O condutor pode desativar o Alerta de velocidade a qualquer momento, alterando as definições do veículo de forma a deixar de receber Alertas de velocidade. Nesse caso, não será enviado para o servidor de dados da Volkswagen AG qualquer Alerta de velocidade relativo ao seu veículo. É possível encontrar mais informações na política de privacidade.

Inicie a sessão no portal Car-Net e clique no serviço Alerta de velocidade. Caso ainda não tenha configurado notificações, clique em "Configurar notificações". Caso já tenha configurado notificações, clique no sinal "+" azul para configurar notificações adicionais. Em seguida, utilize o cursor deslizante para definir o limite de velocidade. Para ser notificado assim que o veículo começar a deslocar-se, defina um limite de 0 km/h. Poderá em seguida especificar o período em que esta notificação irá estar ativa.

Pode configurar, no máximo, dez alertas, dois dos quais poderão estar ativados a qualquer momento.

Devido aos processos de transferência e de conversão de dados, a velocidade real pode divergir até 5 km/h do seu limite de velocidade predefinido.

Assim que o veículo ultrapassar o limite de velocidade predefinido durante o período especificado, irá ser notificado por e-mail ou por uma mensagem da aplicação. A opção de menu "Definições de notificação" permite-lhe definir o método de notificação da sua preferência.

Sinais de Luzes e Buzinas.

Este serviço permite-lhe utilizar a aplicação Car-Net para controlar remotamente as luzes avisadoras de perigo e a buzina do seu veículo a 100 metros de distância.

Pode optar entre Buzina e piscas ou apenas Piscas.

Tal não é possível por motivos de segurança.

Alarme antirroubo online.

Caso o veículo esteja equipado com um sistema de alarme antirroubo, o mesmo será automaticamente ativado ao trancar o veículo. O sistema de alarme antirroubo sinaliza as tentativas de roubo acionando a buzina durante até 30 segundos e os piscas durante até cinco minutos. Receberá a informação automática, por e-mail ou através de uma notificação na aplicação Car-Net, sobre quando e como o alarme foi acionado.

O sistema de alarme antirroubo é automaticamente ativado ao trancar o veículo.

Desde que o veículo esteja trancado e o alarme antirroubo ativado, o alarme será acionado ao ser detetada qualquer ação não autorizada (por exemplo, a abertura não autorizada de uma porta). Posteriormente, o veículo envia uma notificação por e-mail ou através da aplicação Car-Net, consoante o método de comunicação que tiver especificado. Pode escolher o seu método de comunicação preferencial na opção "Configurações de notificação" do portal Car-Net.

A notificação alerta-o para qualquer atividade detetada no seu veículo, ou quando o veículo é deslocado. Também será informado da localização do veículo no momento da tentativa de acesso (interior ou exterior), bem como da data e hora em que o incidente ocorreu.

O serviço Alarme antirroubo online nunca utiliza dados sobre a localização do seu veículo. Por conseguinte, não será possível localizar o seu veículo e não conseguirá rastrear o seu veículo.

Aquecimento auxiliar online.

O serviço “Aquecimento auxiliar online” permite-lhe controlar remotamente o aquecimento auxiliar do seu Volkswagen através do portal Car-Net ou da aplicação Car-Net. O aquecimento auxiliar ventila o interior durante o verão e descongela o para-brisas no inverno, permitindo também remover uma fina camada de gelo ou neve. Paralelamente, pode ajustar a ativação do aquecedor auxiliar para a altura de partida desejada. O veículo será, nesse caso, aquecido até à temperatura especificada durante os períodos escolhidos.

Passado alguns minutos após guardar, verá uma mensagem a indicar se a operação foi bem-sucedida.

Poderá controlar remotamente o aquecimento auxiliar através do serviço “Aquecimento auxiliar online” se o seu Crafter dispuser de uma licença válida do Security & Service e estiver equipado com o seguinte aquecedor auxiliar: “Aquecimento auxiliar a água. Com aquecimento de estacionamento programável e controlo remoto.”

Só poderá utilizar o serviço “Aquecimentoauxiliar online” se dispuser de um Crafter (modelo do ano 2019 ou posterior) e uma licença válida do Security & Service.

A fim de determinar o ano do modelo do seu Veículo Comercial Volkswagen, identifique o 10.º caráter do número de identificação do seu veículo (VIN). O modelo do ano 2019 é indicado por uma letra “K”.

Posição de estacionamento.

O serviço localização de estacionamento permite-lhe saber o último local de estacionamento conhecido do seu veículo. Se estiver a utilizar a aplicação Car-Net, também poderá utilizar o serviço para navegar até à localização do veículo. Quando a chave do veículo é retirada do canhão da ignição, o sistema deteta a posição de estacionamento atual utilizando as coordenadas de GPS que são automaticamente enviadas pelo veículo para a Volkswagen AG, onde permanecem armazenadas. Posteriormente, o utilizador poderá aceder à posição de estacionamento através da aplicação Car-Net ou do portal Car-Net. A Volkswagen AG não rastreia os movimentos de qualquer dos seus veículos ou de pessoas individuais. Não são transmitidos quaisquer dados de localização adicionais após a remoção da chave do veículo. Caso o seu veículo tenha sido rebocado ou roubado sem que a ignição tenha sido ligada ou desligada, o sistema não conseguirá transmitir a nova localização.

O veículo é localizado por GPS. Tal significa que a localização real pode estar até 10 metros afastada do local detetado pelo sistema. Tenha em atenção que a receção GPS pode ser adversamente influenciada por fatores externos.

Pode navegar diretamente até ao seu Volkswagen através do portal Car-Net ou da aplicação Car-Net. Pode optar entre diferentes rotas, consoante esteja a deslocar-se a pé, noutro veículo ou em transportes públicos.

O serviço localização de estacionamento também funciona no estrangeiro.  Tenha em atenção que o seu operador de rede móvel pode cobrar tarifas superiores quando o serviço é utilizado no estrangeiro.

Em geral, o veículo envia automaticamente os dados mais atualizados para o portal Car-Net, bem como para a aplicação Car-Net, assim que a ignição é desligada. Se de momento o veículo não dispuser de uma ligação de dados suficiente, por exemplo se estiver numa garagem subterrânea, os dados podem não ser enviados e dessa forma os dados apresentados no Car-Net não estarão atualizados.

Apenas o utilizador principal pode ver a posição de estacionamento.

Pode desativar o serviço através do sistema Infotainment do seu veículo:

  1. Prima o botão "Menu" do sistema Infotainment.
  2. Selecione o botão "Configuração" e, em seguida, selecione "Car-Net" no ecrã.
  3. Prima o botão "Gerir serviços".
  4. Desative o serviço.

Marcação de serviços.

Se ativar o serviço marcação de serviços, irá ser contatado pelo seu concessionário Volkswagen antes das marcações futuras (por exemplo, para inspeções ou mudanças de óleo). Desta forma, as marcações de oficina são feitas com rapidez e facilidade. Paralelamente, a transferência dos dados do veículo facilita o cálculo do tempo de permanência na oficina.

Pode pesquisar oficinas autorizadas Volkswagen adequadas nas suas proximidades através da opção "A sua oficina autorizada" da secção "Configurações" do portal Car-Net. Em seguida, poderá definir a oficina da sua preferência. Se posteriormente ativar o serviço Marcação de serviços, receberá sugestões de marcações de forma automática.

Pode alterar a oficina autorizada Volkswagen da sua preferência a qualquer momento através da opção "A sua oficina autorizada" da secção "Configurações" do portal Car-Net.

Se não selecionar uma oficina autorizada Volkswagen, não poderá utilizar o serviço Marcação de serviços.

Quando seleciona uma oficina autorizada Volkswagen e ativa o serviço, também pode escolher o método de comunicação preferencial (e-mail ou telefone).

Quando receber um lembrete relativo a uma inspeção futura no ecrã do sistema Infotainment, o veículo enviará os seguintes dados à oficina autorizada Volkswagen:

  • Quilometragem,
  • Data e hora da próxima inspeção,
  • Tipo de inspeção (mudança de óleo, manutenção programada),
  • Data e hora da notificação.

Portas e Luzes.

O serviço portas e luzes, acessível através do portal Car-Net ou da aplicação Car-Net, indica se todas as portas e janelas (incluindo o teto de abrir) estão fechadas e se trancou o veículo. Desta forma, poderá verificar remotamente o estado das janelas e portas do seu veículo (após ter atualizado o serviço).

Relativamente à iluminação, o serviço indica o estado de todas as luzes exteriores. Não são apresentadas informações sobre as luzes interiores.

Não é possível desligar as luzes exteriores através do portal Car-Net ou da aplicação Car-Net.

Trancar e Destrancar.

O serviço "trancar e destrancar" permite controlar remotamente o sistema de fecho centralizado do veículo através do portal Car-Net ou da aplicação Car-Net. As portas e a bagageira podem ser facilmente trancadas ou destrancadas. Por motivos de segurança, o serviço "trancar e destrancar" solicita o seu S-PIN antes de permitir a utilização do serviço.

Por motivos de segurança, não é possível trancar ou destrancar o automóvel enquanto se conduz.

A verificação do utilizador (Volkswagen Ident) protege o serviço “trancar e destrancar” de acessos não autorizados. Também irá precisar do seu S-PIN para ter acesso a este serviço. Desta forma, o utilizador será a única pessoa autorizada a aceder ao veículo.

Poderá utilizar o serviço “trancar e destrancar” numa Crafter com modelo de ano a partir de 2019 e desde que possua um Security & Service válido. Para tal, deverá ter concluído com êxito o processo de validação do utilizador (Volkswagen Ident). Aceda a "Informações pessoais" na sua conta Car-Net para confirmar se a sua conta de utilizador foi validada. 

Em caso de dúvidas sobre o processo Volkswagen Ident, poderá contactar o seu concessionário Volkswagen numa próxima oportunidade. O seu concessionário local confirmará a sua identidade através da sua carta de condução. Peça ao seu concessionário Volkswagen para efetuar o processo de validação no Portal de Retalho do Grupo (portlet de serviço).

A fim de determinar o ano do modelo do seu Veículo Comercial Volkswagen, identifique o 10.º caratere do número de identificação do seu veículo (VIN). "K" representa o ano do modelo de 2019.

Processo de validação do utilizador.

Pode concluir o processo de validação do utilizador pessoalmente no seu concessionário Volkswagen ou através do processo de identificação de vídeo, no portal Car-Net ou na aplicação. Para concluir este processo, irá necessitar da sua carta de condução e de uma conta Car-Net ativa; Se estiver a utilizar o processo de identificação de vídeo, também irá precisar de uma câmara.

Para iniciar o processo de identificação de vídeo, abra o serviço "trancar e destrancar" na aplicação Car-Net ou no portal Car-Net. Se ainda não concluiu o processo de validação do utilizador, o mesmo terá início neste momento. Será estabelecido o contacto com um agente de call center que o acompanhará ao longo do processo.

O processo de validação do utilizador é necessário para utilizar determinados serviços que têm requisitos de segurança especiais. Por exemplo, o serviço "trancar e destrancar" do Security & Service.