e-Crafter
e-Crafter
e-Crafter

Carregamento

Inúmeras opções de carregamento do seu veículo elétrico.

Decida onde carregar o seu veículo comercial elétrico: através da tomada doméstica da sua garagem, da opcional wallbox nas instalações da sua empresa ou nas inúmeras estações de carregamento públicas da Europa. Todos os nossos modelos totalmente elétricos possuem uma tomada combinada, adequada para cabos com conectores de corrente alternada ou de corrente contínua.

Escolha a forma de carregamento mais conveniente: a opcional wallbox ou uma estação de carregamento, disponível mediante encomenda.

Pode instalar a sua própria estação de carregamento no local onde mantém a frota de veículos elétricos - no estacionamento da sua empresa ou na garagem do seu prédio. Pode optar por uma wallbox, opcional, que deverá ser montada na parede, ou por uma estação de carregamento independente, disponível mediante encomenda. A opção mais adequada para si depende da localização e do equipamento técnico pretendido. Pode instalar a sua própria estação de carregamento no local onde mantém a frota de veículos elétricos - no estacionamento da sua empresa ou na garagem do seu prédio. Pode optar por uma wallbox, opcional, que deverá ser montada na parede, ou por uma estação de carregamento independente, disponível mediante encomenda. A opção mais adequada para si depende da localização e do equipamento técnico pretendido.

e-Crafter
Wallbox

O seu posto de abastecimento doméstico.

Pode carregar um veículo comercial elétrico através de uma qualquer tomada, que apresente as condições técnicas necessárias e que tenha sido corretamente instalada na sua garagem ou no exterior do prédio. À semelhança do que sucede com o carregamento de um smartphone, o cabo de carregamento é ligado à tomada elétrica e o conector à tomada de carregamento do veículo. Em seguida, basta trancar o veículo, como é habitual, para que o processo de carregamento seja iniciado. O processo de carregamento será especialmente económico se utilizar a energia no horário noturno. No entanto, as tomadas domésticas não foram projetadas para carregamentos de longo prazo, pelo que devem ser verificadas por um eletricista. Além disso, devido à sua baixa amperagem, é necessário mais tempo para carregar totalmente a bateria, especialmente a bateria dos veículos totalmente elétricos.

Carregue quando e onde quiser.

As estações de carregamento públicas são cada vez mais populares. Agora é fácil encontrar um posto de carregamento para o seu veículo elétrico quando se encontra em viagem. Uma vez ligado ao ponto de carregamento, o cabo de carregamento é bloqueado automaticamente, o que impede que alguém interrompa o processo.

O carregamento do seu veículo será mais rápido nas estações com Sistema de Carregamento Combinado (CCS). Tal acontece porque estas estações disponibilizam corrente contínua de 40 kW, pelo que podem carregar, em cerca de 45 minutos, uma bateria de iões de lítio com uma capacidade nominal de 35.8 kWh1 para um nível de carga de 80%.

Carregamento

Nem toda a eletricidade é igual. O Sistema de Carregamento Combinado (CCS) flexibiliza os carregamentos do seu veículo.

Os veículos elétricos podem ser carregados com corrente alternada (CA) ou com corrente contínua (CC). Quando é utilizada corrente alternada (CA) no carregamento do veículo, um retificador instalado no veículo converte a corrente alternada da rede pública em corrente contínua necessária para a bateria. Se o condutor permanecer num local durante várias horas - por exemplo, na sua empresa -, uma estação de corrente alternada é suficiente para um ciclo de carga completo.

Quando é utilizada corrente contínua no carregamento do veículo, a corrente é modificada na estação de carregamento rápido. Neste caso, no carregamento é utilizada corrente contínua (CC) com 50-150 kW. Nos próximos anos, poderá ascender a 350 kW ou mais. Aqueles que pretendem percorrer longas distâncias sem interrupções ou carregar rapidamente um veículo para entrega devem dirigir-se a uma estação de corrente contínua (CC).

Corrente alternada e corrente contínua: uma análise detalhada das diferenças.

Tipo 2
Corrente alternada.
Carregue praticamente em qualquer lugar: os conectores de corrente alternada são norma para a maioria dos modelos de veículos elétricos europeus e estações de carregamento.

A norma europeia para o carregamento com corrente alternada (AC) é o conector Tipo 2, também designado de conector Mennekes. A maioria dos modelos de veículos europeus e todas as estações de carregamento públicas dispõem agora de uma tomada Tipo 2. Deste modo, pode carregar o seu veículo elétrico no estacionamento da sua empresa e nas estações de carregamento públicas. Nas instalações da empresa, o cabo está, de um modo geral, sempre conectado à estação de carregamento. Nas estações de carregamento públicas, necessita normalmente de um cabo Tipo 2 próprio.

Combo 2
Corrente contínua.
Carregamento rápido: A corrente contínua e o sistema de carregamento rápido (CCS), com conectores Combo 2 adicionais, devolvem rapidamente a operacionalidade ao seu veículo elétrico.

O Sistema de Carregamento Combinado (CCS) possui um conector Tipo 2, bem como contatos adicionais para um carregamento rápido com corrente contínua. Este tipo de conetor, também designado de conector Combo 2. Deste modo, o Sistema de Carregamento Combinado alia o carregamento rápido de corrente alternada com corrente contínua num único sistema. Além disso, inclui também funções de controlo e protocolos de comunicação entre o veículo elétrico e a estação de carregamento.

Mais quilómetros por cada ciclo de carregamento da bateria.

A gama de veículos elétricos aumentou significativamente nos últimos anos. Graças às baterias de maior capacidade, com maior eficácia energética, até as longas viagens em autoestrada deixam de ser um problema. Este desenvolvimento positivo veio para continuar. De acordo com as previsões atuais, a autonomia média de um veículo elétrico será, até 2020, de cerca de 400 quilómetros por cada ciclo de carregamento da bateria.

Conduza com segurança. O design e os sistemas de assistência inteligentes conferem aos veículos atuais um conforto inigualável, independentemente de estarem equipados com um motor convencional ou com um motor elétrico. Além disso, foram tomadas precauções alargadas a fim de garantir que os modelos elétricos não oferecem perigo em situações extremas.

Mobilidade elétrica na vida quotidiana

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there