Uma Volkswagen California com telhado elevado está à frente da inscrição ilustrada "California Dreaming".
California

A California conhece a Califórnia

California

A California conhece a Califórnia

Em 2018, a carrinha de culto fez trinta anos. Este é um motivo para celebrar! E como? Com uma viagem pelo estado americano que deu nome à California.

Em 2018, a carrinha de culto fez trinta anos. Este é um motivo para celebrar! E como? Com uma viagem pelo estado americano que deu nome à California.

A verdadeira Liberdade

Muitas horas de sol. Praias infinitas. Paisagens deslumbrantes. Autoestradas intermináveis. Quando pensamos na Califórnia, temos uma sensação imediata de liberdade e aventura. Foi exatamente esta a sensação que inspirou a primeira California, há 30 anos. E que ainda continua a inspirar. A California atual está modernizada, mais equipada e mais tecnologica. Mas o espírito é o mesmo desde o primeiro dia da sua existência. Até aos dias de hoje, a California é um símbolo de independência, do espírito aventureiro e de liberdade. Ora, e que local seria o melhor para celebrar o trigésimo aniversário, senão aquele onde tudo começou...na Califórnia.

Uma California da Volkswagen Veículos Comerciais a percorrer uma estrada californiana.
Califórnia, aqui vamos nós!

Depois de uma viagem de avião sobre o grande oceano, somos recebidos pelo sol californiano, em Los Angeles. E a nossa California Ocean já nos aguarda no aeroporto.

Mas antes de darmos início a esta aventura, é necessário familiarizarmo-nos com as caraterísticas mais importantes. Afinal de contas, nada é mais importante durante uma viagem pelo Estado Dourado, senão um bom sistema de ar condicionado. Na nossa casa sobre rodas temos o opcional Ar condicionado Climatronic para nos refrescar. O sensor interior harmoniza, de forma constante, a temperatura ambiente com a temperatura desejada no habitáculo.

Neste estado é essencial esta funcionalidade, pois se à tarde faz calor, temos também de estar preparados para caso o sol se ponha ao final da tarde ou se estiver um pouco fresco na praia pela manhã. Com a temperatura ajustada, podemos então continuar viagem.

Primeira paragem: Malibu. O opcional sistema de navegação de fácil utilização indica-nos o caminho para lá. O poderoso sistema de rádio com oito altifalantes proporciona-nos imenso entretenimento. Ligamos o rádio e seguimos pela lendária Pacific Highway. Que comece a aventura! Califórnia, aqui vamos nós! 

Opções infinitas
Um mapa ilustrado do estado da Califórnia.

Liberdade. Há 30 anos que entusiastas e condutores da California desfrutam desta sensação. Na Alemanha, na Europa, em todo o Mundo. Mas é difícil ter uma sensação tão forte como aqui, no Estado Dourado. Tudo parece possível, não existem limites. A sensação de liberdade está em cada curva. Ah, sim! - conduzir a lendária California pela Califórnia é uma experiência verdadeiramente única. 

Independentemente se viaja com a sua California pelas estradas junto à costa, bem perto do Pacífico, ou por autoestradas de várias faixas, se viaja por cidades belíssimas ou paisagens de cortar a respiração – a cada momento desta viagem, pode descobrir algo totalmente novo. Já a seguir, vamos até Venice Beach para conhecer o excecional entusiasta destas carrinhas, Martin.

No início era apenas uma carrinha

Martin encarna o estilo de vida de um surfista como nenhum outro. Ele vive na lendária Venice Beach. E é aqui que, há oito anos, dá aulas de surf. Todos os dias, de modo a encontrar novos clientes, Martin estaciona as suas carrinhas Volkswagen junto à costa. E, geralmente, não tarda muito para que a imagem colorida das carrinhas dê nas vistas. 

Martin começou o seu negócio com uma única carrinha T1. E esta era também a sua casa. Atualmente, Martin é proprietário de frotas de veículos, empresário e proprietário de casas. É esta a liberdade que se sente na Califórnia. 

O surfista Martin, sentado ao volante de uma das suas California, cumprimentando-nos com um sorriso.
O surfista Martin, na praia, à frente de duas Pão de forma vintage. Martin a fazer o gesto "Hang Loose".
A minha carrinha VW é a minha vida. E eu adoro-a. Já lá vão dez anos. A minha casa é o mundo – e Los Angeles, o lugar mais bonito do mundo.
Martin

Era uma vez uma carrinha

Quando, há 30 anos, a primeira California foi lançada no mercado, esta marcou o início de uma história única de sucesso. Uma casa móvel que se tornou um ícone. Desde então, mais de 157.500 Californias têm viajado pelos quatro cantos do mundo. Sempre à procura de novas aventuras – e de superar os desafios do dia a dia.

A tecnologia deste veículo tem sido constantemente otimizada. A California moderna baseia-se na versão mais recente da Série T. Mas uma coisa é certa, o seu ADN original manteve-se até aos dias de hoje.

A California da Volkswagen Veículos Comerciais atrás de um grande letreiro com a inscrição "Motel" numa autoestrada californiana.

Seja bem-vindo ao Hotel California

Após o encontro com Martin, seguimos caminho à procura de um local para pernoitar. Depois do voo exaustivo e dos primeiros quilómetros das estradas australianas junto à costa, merecemos uma pausa. Utilizámos estes momentos para nos familiarizarmos com o equipamento de campismo do nosso alojamento móvel. Na cozinha da California Ocean, podemos encontrar, por exemplo, um fogão a gás de chama dupla, uma bancada com água corrente, um frigorífico e imenso espaço para armazenamento.

O nosso jantar fica pronto num instante. E ainda mais rapidamente, decidimos onde vamos comer. No exterior, com certeza, com vista para o Pacífico – magnífico! Levantámos o teto de subir eletrohidráulico num segundo, estendemos o toldo incorporado – e desfrutámos. Da comida e da paisagem. De seguida, vamos até à "Penthouse Suite" do nosso próprio hotel na California: a cama de estrado espaçosa que se encontra no "primeiro piso". Boa noite? Ainda não. As três janelas do teto de subir, equipadas com fecho de correr, proporcionam-nos uma vista fantástica para a magnífica linha costeira californiana, antes de adormecermos. 

Não existe nada como a sensação de conduzir sobre a Pacific Coast Highway, na Califórnia. A sensação de liberdade é aquela com a qual sonhámos.
A California da Volkswagen Veículos Comerciais num prado, à noite. O toldo está estendido. Algum do equipamento de campismo encontra-se sob este.
Condução descontraída

No dia seguinte, seguimos caminho através da Los Padres National Forest. Que empolgante! Isto porque, o caminho tanto é feito pela floresta, como pelas montanhas cobertas de neve. Ainda bem que a California está equipada com a opcional tração às quatro rodas 4MOTION: tração superior, excelente manuseamento e direção sensível em praticamente qualquer situação e em quase todos os pisos.

Não menos prática: a caixa de velocidades de dupla embraiagem de 7 velocidades DSG opcional, que permite uma mudança de velocidades totalmente automática e quase impercetível, sem interrupções na tração. Afinal de contas, com paisagens tão deslumbrantes, a última coisa de que precisamos são distrações. Mais tarde, ativamos o piloto automático. Para ainda mais descontração. E ainda mais liberdade durante a condução.

A California da Volkswagen Veículos Comerciais em contra-luz ao pôr do sol numa estrada costeira à beira-mar.

É melhor prevenir do que remediar

Porque razão é a Califórnia um destino de férias tão popular? Porque tem de tudo um pouco. Costas escarpadas. Praias deslumbrantes. Desertos abrasadores. E, claro, cidades imponentes. Portanto, veremos como é que a nossa California se adequa a um ambiente mais urbano. E que lugar melhor senão Mulholland Drive? Ou então Downtown Hollywood, em Los Angeles? O vibrante coração da cidade de Hollywood - o local ideal para testar os opcionais sistemas de ajuda à condução da California.

Começámos imediatamente na autoestrada, a caminho de Hollywood. O opcional Adaptive Cruise Control (ACC) ajusta automaticamente a nossa velocidade à do veículo da frente. E mantém a distância de segurança. No coração da cidade, o opcional assistente de mudança de faixa de rodagem "Side Assist" assume a liderança. Este alerta o condutor se um veículo detetado pelos sensores se encontra na área não visível. Neste trânsito esta função é uma dádiva.

Adeus, Califórnia! A viagem continua.

A viagem de comemoração termina rápido demais. Depois de alguns dias na Califórnia, é hora de nos despedirmos, antes de regressarmos às nossas casas, levando na bagagem memórias inesquecíveis.

Mas mesmo aí, a liberdade aguarda-nos. Também aqui podemos vivenciar inúmeros momentos de aventura com a California. Como por exemplo, nas montanhas dos Alpes. Ou então, nas  Elbsandsteingebirge (Montanhas de Arenito do Elba). Na terra plana do horizonte, entre o mar do Norte e o Báltico. Em parques de campismo lamacentos ou simplesmente numa aventura quotidiana com a família. Seja onde for – a California torna a viagem sempre melhor.

A California da Volkswagen Veículos Comerciais num dos centros urbanos californianos. Em seu redor estão vários letreiros luminosos coloridos.

Três décadas. Quatro modelos.

Durante os últimos 30 anos, a California tornou-se lendária. Uma lenda que resume o espírito de uma estrada infinita como nenhuma outra carrinha. Cada modelo dispõe da mais recente tecnologia e de equipamentos avançados, que oferecem a cada geração de aventureiros um pouco mais de segurança e liberdade.

California T3: 1988

A geração dos motores à retaguarda.

California T5: 2004

A primeira California.

California T4: 1990

Bem-vindo ao mundo do motor dianteiro.

California T6: 2015

A mais recente California.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there