Uma participante do Festival de Verão Pão de Forma à janela da sua carrinha Pão de Forma colorida.

70 Anos de idade. E ainda na vanguarda.

70 Anos de idade. E ainda na vanguarda.

Os entusiastas da "Pão de Forma" (conhecida como Bulli na Alemanha), provenientes de todas as partes da Europa, reuniram-se no início de agosto de 2017, no primeiro Festival de Verão Pão de Forma, para celebrar o 70.º aniversário deste automóvel de culto.

Os entusiastas da "Pão de Forma" (conhecida como Bulli na Alemanha), provenientes de todas as partes da Europa, reuniram-se no início de agosto de 2017, no primeiro Festival de Verão Pão de Forma, para celebrar o 70.º aniversário deste automóvel de culto.

Decorada com todo o carinho. A Pão de Forma.

Deslocaram-se de 16 nações europeias com aproximadamente 1000 veículos para celebrar o aniversário deste ícone. Alguns proprietários decoraram com todo o carinho o capô das suas Transporters – por exemplo, da Volkswagen T1 e T2 –com flores Pril (flor característica de um detergente designado "Pril"). Outros drapearam grinaldas de papel sobre o veículo e equiparam todo o seu interior. Na lateral, as bandeirinhas esvoaçam ao vento. Na traseira de uma das Pão de Forma lê-se a expressão "Im Herzen barfuß". Uma Pão de Forma é sem dúvida para toda a vida.

Uma Pão de Forma vintage a percorrer a autoestrada.
A Pão de Forma regressa onde tudo começou – a Wolfsburg e Hannover.

A Pão de Forma. Um estilo de vida.

O carinho que os condutores têm pela Pão de Forma é evidente. Os seus cabelos estão adornados com flores e fitas. Alguns deles têm até uma tatuagem com a imagem da carrinha. Para eles, é muito mais do que um automóvel. É uma sensação que une todas as gerações: a sensação de liberdade. É por este motivo que toda a família Pão de Forma se reúne no primeiro grande Festival de verão Pão de Forma (Bulli Summer Festival). Os proprietários das Transporters vintage T1, T2 e T3 reúnem-se e trocam ideias. 

Como é típico nos festivais, vários participantes acampam com as suas carrinhas junto ao lago Allersee, em Wolfsburg. Esta é a oportunidade ideal para confraternizarem e, claro, para comparar orgulhosamente as suas Pão de Forma nas mais variadas categorias. Isto porque as carrinhas têm imenso para oferecer: desde capas para pneus tricotadas à mão a sistemas de som com mais de 600 quilogramas e até mesmo a criação de ambientes, sendo que um dos veículos integrava uma lareira.

Abram alas para as 350 Pão de Formas

No último dia do festival (domingo) todos seguem viagem num comboio interminável. 350 carrinhas Pão de Forma rumam de Wolfsburg até à fábrica de veículos comerciais da Volkswagen, em Hannover. Milhares de espetadores acenam à parada colorida, a partir das pontes da autoestrada. É uma visão surpreendente, a precisão com a qual as Pão de Formas se alinham.

É ao chegar aos portões da fábrica que a festa realmente começa. Após a viagem até Wolfsburg, foram as Pão de Forma com serviço gastronómico que seguiam na parada que serviram os participantes famintos - não podendo faltar a lendária Currywurst (prato de salsichas típicas alemãs) da Volkswagen. O clima aquece quando a banda Pop Marquess de Hannover, a cantora Jea Assiamah, e a dupla de DJ's Adaptiv, animam os entusiastas das Pão de Forma de todas as idades. Foi um fim-de-semana inesquecível!

Foi espetacular! Pão de Forma forever!

Os melhores momentos do primeiro Festival Pão de Forma mostram algo muito evidente: dificilmente outro automóvel une tantas pessoas quanto a lendária Transporter. E tem sido assim desde o seu lançamento, em 1950 – Já lá vão 6 gerações.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there