VW Pão de Forma e VW ID. Buzz vistos de frente

ID. Buzz com condução autónoma

O ID. Buzz é o primeiro Volkswagen com condução autónoma

A Volkswagen Veículos Comerciais prepara a introdução de sistemas autónomos de condução nos seus veículos, e a estreia acontece no 100% elétrico ID. BUZZ , em 2025.

Os primeiros testes dinâmicos ao sistema de condução autónoma da Argo AI, que será utilizado numa versão do futuro ID, estão a ser realizados na Alemanha. “Em meados desta década, os nossos clientes terão a oportunidade de ser conduzidos ao seu destino em veículos autónomos, em cidades selecionadas.”, refere Christian Senger, Diretor do departamento de condução autónoma.

Ilustração do VW ID. Buzz

Com o objetivo de desenvolver de forma consistente e eficaz a utilização de sistemas autónomos, a Volkswagen Veículos Comerciais investiu na Argo AI, empresa especializada em plataformas de software para Condução Autónoma, e integrou a sua subsidiária AID (Autonomous Intelligent Driving) neste projeto, a fim de desenvolver e produzir veículos para fins especiais (SPV), como táxis robot e furgões.

Além disso, o Grupo Volkswagen, também se encontra a investir em projetos da Car.Software Organization, que desenvolve, em paralelo e independentemente da Argo AI, funções de condução assistida e automatizada até ao nível 4 para o setor de mobilidade particular de todas as marcas do Grupo Volkswagen.

Neste momento a Volkswagen Veículos Comerciais encontra-se a desenvolver veículos nos quais o sistema de condução autónoma (SDS) da Argo será usado. Estes serão produzidos com base no modelo 100 por cento elétrico ID.BUZZ, que terá a sua estreia mundial já no próximo ano. O desenvolvimento continua a decorrer a um ritmo acelerado, não só para eletrificar a icónica “Pão de Forma”, mas também para a transformar num inovador veículo autónomo.