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Novas normas para valores de consumo

Novas normas para valores de consumo

O WLTP vem reformular os procedimentos de teste e medição dos fabricantes automóveis. Saiba mais sobre o novo procedimento.

O WLTP vem reformular os procedimentos de teste e medição dos fabricantes automóveis. Saiba mais sobre o novo procedimento.

Maior clareza graças ao WLTP

A partir de setembro de 2017 aplicam-se valores atualizados de consumo para todos os novos veículos de passageiros e a partir de setembro de 2018 para todos os novos veículos comerciais ligeiros. Estes são calculados de acordo com os novos padrões WLTP. WLTP é a sigla de Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure e promove um processo de teste uniforme a nível mundial para determinar o consumo de combustível e de emissões de gases de escape. Aqui pode obter mais informações sobre o que isto significa para si e para o seu veículo comercial Volkswagen.

O que é o WLTP? 

Illustration shows that the WLTP takes different driving situations, speeds and vehicle weights into account in order to provide realistic consumption figures.

Quanto combustível consome um veículo? A Volkswagen Veículos Comerciais consegue agora responder a esta questão de uma forma muito mais precisa com o novo ciclo harmonizado de condução WLTP. O novo processo para a medição dos valores de consumo e de emissões de CO2 está mais orientado para o comportamento de condução quotidiano. Desde setembro de 2017 que o procedimento de teste WLTP substituiu a norma NEDC para todos os novos veículos de passageiros e a partir de setembro de 2018 para todos os novos veículos comerciais ligeiros. 

WLTP é a sigla de Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure (procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros) e descreve um novo método de testes para determinar o consumo de combustível de um automóvel. O procedimento baseia-se em dados de condução reais e no futuro irá ajudar a simular uma viagem de carro realista mesmo em condições de laboratório. Por isso, o WLTP não só tem em consideração diversas situações e velocidades, mas também o equipamento e classes de peso de um veículo.

Boas razões para o WLTP

O consumo de um automóvel pode ser diferente do especificado pelo fabricante. É por essa razão, que a fiabilidade dos resultados medidos com o New European Driving Cycle (NEDC) sempre foi alvo de críticas. Esta situação deve-se ao facto de o consumo real depender significativamente do comportamento individual de condução e do equipamento do automóvel. Por exemplo, os valores de um automóvel que circule essencialmente na cidade, serão diferentes dos de um automóvel que circule em estradas rurais ou em autoestrada. Para nivelar estas diferenças, a estrutura teórica do NEDC foi revista, a fim de refletir um perfil de condução mais dinâmico. Com base em sondagens estatísticas e na análise dos perfis comuns de utilizadores, este perfil inclui maior aceleração, maior velocidade média e velocidade máxima mais elevada. Em vez de combinar uma condução simulada urbana e extraurbana, o automóvel é, agora, testado em quatro níveis diferentes de velocidade.

 Os valores de emissões e de consumo medidos de acordo com o WLTP terão de ser especificados para todos os modelos lançados desde de setembro de 2017. Esta regra aplica-se na Europa e em muitos outros países do mundo.

Mais perto do consumo real: a norma WLTP revê os valores de consumo

NEDC e WLTP 

O novo procedimento de teste apresenta um ciclo de condução alterado e especificações de teste mais rigorosas. Estas incluem um intervalo de tempo maior para a medição, além da velocidade máxima mais elevada. As novas alterações em revista:

medição de quatro níveis de velocidade no dinamómetro de rolos após um arranque a frio: até 60, até 80, até 100 e acima de 130 km/h. o automóvel trava e acelera repetidamente durante estas fases. A velocidade máxima é, assim, 10 km/h superior à velocidade do NEDC. Além disso, a velocidade média de 47 km/h também é significativamente superior (anteriormente, cerca de 33 km/h). É especificada uma temperatura de 23°C para a câmara de testes. Anteriormente, o NEDC exigia uma temperatura entre 20-30° C. O ciclo de condução completo do WLTP dura cerca de 30 minutos. Por oposição, o ciclo do NEDC demora apenas 20 minutos. A distância foi alterada para mais do dobro: 23 em vez de 11 quilómetros. Ao contrário do NEDC, o WLTP tem em conta alguns equipamentos opcionais específicos e a forma como estes influenciam o peso, a aerodinâmica e o consumo de energia (corrente em standby). Os opcionais que consomem energia, como o ar condicionado ou o aquecimento dos bancos permanecem desligados durante o teste.

NEDC VS. WLTP: compare os procedimentos

Distâncias mais longas, tempos de paragem mais curtos. O WLTP põe à prova o procedimento de teste da medição do consumo de combustível e das emissões de CO2 de um automóvel. É assim que diferem os ciclos de condução.

Visão geral do NEDC

O procedimento harmonizado NEDC aplica-se a todos os veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Este procedimento foi introduzido em 1991 pela União Europeia para determinar o consumo de combustível e as emissões específicas do automóvel e fornecer valores comparáveis. A vista geral a seguir apresentada, mostra-lhe a estrutura sobre a qual assentam estas medições.

Driving cycle diagram

Paramêtros de teste: 

  • A temperatura da câmara de teste situa-se entre 20-30°C
  • A distância é de 11 km
  • O ciclo demora 20 minutos
  • O ciclo é composto por duas fases: 13 minutos de condução urbana simulada e 7 minutos de condução extraurbana simulada
  • A velocidade média é de, aproximadamente, 33 km/h
  • A percentagem de inatividade é de 25%
  • A velocidade máxima é superior a 120 km/h
  • Os pontos de comutação para os automóveis com caixa de velocidades manual são definidos com precisão
  • Os equipamentos opcionais e o ar condicionado não são considerados

Visão geral do WLTP

O procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros ou WLTP consiste numa norma mundial para testar os veículos de passageiros e os veículos comerciais ligeiros. Este procedimento é usado desde 1 de setembro de 2017, para fornecer especificações de consumo mais realistas, graças aos seus parâmetros de teste bastante mais dinâmicos. Veja a seguinte descrição.

Driving cycle diagram

Paramêtros de teste: 

  • A temperatura da câmara de teste é de 23°C
  • A distância é de 23 km
  • O ciclo demora 30 minutos
  • O ciclo é composto por quatro fases (baixa, média, alta, muito-alta)
  • A velocidade média é de, aproximadamente, 47 km/h
  • A percentagem de inatividade é de 13%
  • A velocidade máxima é superior a 130 km/h
  • Os pontos de comutação são calculados previamente e de forma individual para cada automóvel
  • O peso do automóvel e os equipamentos opcionais são considerados na análise
  • São medidas todas as combinações possíveis de motores e caixas de velocidades

Visão geral do RDE

O procedimento de testes RDE, junta-se ao WLTP e está também a ser usado na Europa, desde setembro de 2017. RDE siginifica "Real Driving Emissions" (Emissões em condições reais de trânsito). Ao contrário do NEDC e WLTP, as emissões são medidas em condições reais de trânsito e não num banco de ensaio. As emissões de gases de escape (óxidos de azoto e partículas/partículas finas) analizadas durante a condução, no trânsito, são chamadas emissões reais.

Durante as medições RDE, o automóvel é conduzido em diversos tipos de percursos, um terço em cidade, um terço em estradas nacionais e um terço em autoestrada, com acelereações e desacelerações aleatórias, respeitando sempre o código da estrada alemão (StVO). Os testes são realizados, com velocidades médias, entre 15 e 40km/h, na cidade e 60 a 90 km/h, nas estradas nacionais. O automóvel pode ser conduzido a 145 km/h e durante um curto periodo de tempo, até a 160 km/h, na autoestrada.

O automóvel está equipado com o sistema de medição PEMS, Portable Emissions Measurement System (sistema portátil de medição de emissões). Este dispositivo mede as emissões tóxicas (óxidos de azoto e monóxido de carbono). A condução tem uma duração entre 90 e 120 minutos. A temperatura exterior deve estar entre os -7 and +35°C. O ar condicionado pode ser ligado.

Objetivos do novo procedimento de medição

O ciclo de condução WLTP redefine os parâmetros de teste para a medição dos consumos de combustível e emissões de gases de escape. Segue um panorama dos benefícios:

Perguntas e respostas