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A história de um ícone: exposição exclusiva de veículos clássicos no VW Bus Festival 2023

A história de um ícone: exposição exclusiva de veículos clássicos no VW Bus Festival 2023

A Volkswagen Veículos Comerciais vai apresentar um desfile único de mais de 70 modelos clássicos da sua própria coleção no VW Bus Festival 2023 (23 a 25 de junho).

O festival internacional VW Bus 2023 será o centro do universo dos veículos VW durante três dias (23-25 de junho). Com 6.000 veículos participantes, o festival é o maior encontro de veículos VW. E não só: o departamento de Veículos Clássicos da Volkswagen Veículos Comerciais vai apresentar mais de 70 VW históricos raros no festival - nunca houve uma exposição tão grande de modelos clássicos VW. Entre os destaques está a "Sofie" - uma T1 de 1950 com o número de chassis 20-1880. A "Sofie" é o VW mais antigo com matrícula no mundo. Outro destaque é a T1 Half-Track Fox - uma especialista de escalada em montanhas, do qual só existe um exemplar. Esta pode ser vista no festival na área de exposição "Offroad". Outra estrela clássica é o "Plattenwagen", que foi recentemente construído por colaboradores da Volkswagen (alguns deles já reformados) utilizando peças originais dos anos 40. Esta plataforma motorizada é uma espécie de protótipo para o que viria a ser a gama de modelos Volkswagen Transporter.

Os modelos da Volkswagen Veículos Comerciais estão muitas das vezes um passo à frente do seu tempo e isso ficou provado com um T2 com tração eléctrica de 1978. Um dos maiores ícones do mundo da marca é a T3 California - a primeira geração de carrinhas de campismo que ainda hoje transforma turistas em viajantes do mundo. Uma Multivan syncro de quarta geração, que completou a lendária estrada Panamericana do Alasca à Terra do Fogo num tempo recorde em 1999, também desperta o desejo de partir em viagens épicas.

As carrinhas de campismo históricas e o T2 Electric fazem a ponte para o mundo atual. Afinal de contas, no VW Bus Festival (www.vw-bus-festival-2023.de) também estarão presentes modelos atuais. Os novos modelos em exposição incluem toda a gama de carrinhas de campismo - incluindo a mais recente Caddy California, a California 6.1 e a Grand California baseada na Crafter. A actual Multivan eHybrid1 estará também no festival, enquanto o ID. Buzz Pro2, ID. Buzz Cargo e - em estreia europeia - o novo ID. Buzz3 longo, se apresentam como veículos totalmente eléctricos.

Para introduzir a história automóvel do VW Bus Festival 2023, a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta uma historiografia detalhada de quatro dos veículos clássicos em exposição no encontro: a T1 Half-Track Fox, a T2 Electric, a T3 California e a Multivan T4 Syncro, veículo recordista.

A T1 Half-Track Fox

A história da T1 Half-Track Fox começou em maio de 1962. Nessa altura, foi produzida na fábrica de Hanover como uma T1 "normal" e vendida para a Áustria. Aí, foi transformad num especialista dos Alpes pelas mãos de um mecânico vienense da Volkswagen. O austríaco converteu o veículo numa T1 com quatro eixos - dois deles equipados com um mecanismo de transmissão por corrente e dois que dirigem o veículo com pneus duplos. Foi assim que surgiu o modelo mais apto para todo-o-terreno de sempre. O designer do Half-Track Fox chamava-se Kurt Kretzner. Segundo fontes históricas, era um esquiador exímio. Constatou que nas regiões montanhosas da Áustria havia uma escassez de veículos com boas capacidades todo-o-terreno. Queria mudar isso. O inventor passou mais de quatro anos a projetar e a construir o seu alpinista.

Sob a carroçaria pintada de cor-de-laranja, o pensador vienense instalou um eixo duplo direcional à frente com dois pneus de 14 polegadas de piso grosso e um outro eixo duplo com transmissão por corrente atrás. Graças à direção dupla do eixo dianteiro, o círculo de viragem era de apenas 6 metros, pelo que quase podia rodar sobre si próprio. Um diferencial automático de deslizamento limitado assegurava uma tração dianteira uniformemente distribuída, mesmo em neve profunda. Para o efeito, a T1 tinha um motor boxer de 31 kW/42 cv com uma capacidade de 1.493 cm3. A T1 Half-Track Fox atingia uma velocidade máxima de 40 km/h. No final de 2018, a T1 Half-Track Fox entrou para a coleção do departamento de veículos clássicos da Volkswagen Veículos Comerciais. Foi restaurada e pintada na cor laranja original. De facto, a intenção era que o Half-Track Fox fosse imediatamente reconhecível no campo quando coberto de neve.

A T2 Electric

O departamento de veículos clássicos da Volkswagen Veículos Comerciais irá eletrificar o VW Bus Festival com uma carrinha elétrica VW baseada na T2. Ao fazê-lo, os especialistas em veículos clássicos vão desta forma apresentar o antecessor do ID. Buzz. Em retrospetiva: em 1970, a Volkswagen criou uma divisão de desenvolvimento em Wolfsburg que criou o primeiro Volkswagen elétrico. Em 1972, a empresa apresentou um protótipo sob a forma de uma pick-up com uma caixa de carga aberta. Pouco tempo depois, começou a produção em pequena série da carrinha elétrica VW, que era proposta não só como pick-up, mas também como viatura de passageiros e furgão. Foi o início de um teste de frota.

Um dos participantes: a cidade de Berlim. Compraram sete veículos VW elétricos. Um deles era uma T2, produzida em 1977 e matriculada a 14 de abril de 1978 para os Serviços Municipais de Transportes de Berlim. Em Berlim, foi instalada uma estação de troca de baterias, onde a unidade de bateria vazia podia ser trocada por uma totalmente carregada em cinco minutos. Isto era possível porque a bateria recarregável integrada sob a plataforma de carga podia ser retirada. Como alternativa, foi possível carregar a bateria de tração de chumbo-ácido através de uma ligação na parte de trás do veículo. Além disso, o furgão já dispunha de um sistema de recuperação a bordo há 45 anos. O conteúdo energético da bateria era de 21,6 kWh, suficiente para o furgão elétrico VW percorrer distâncias de até 85 quilómetros. A propulsão era assegurada por um motor elétrico com uma potência contínua de 16 kW/22 cv. Com esta potência a bordo, a carrinha de 2.170 kg atingiu uma velocidade máxima de 75 km/h. O T2 Electric foi o núcleo que deu início a um processo de desenvolvimento que levou gerações de engenheiros a tentar criar um veículo VW elétrico para produção em série. Mas durante décadas não existia a tecnologia de baterias adequada para o efeito. Atualmente, as coisas são diferentes.

A T3 California

A California é uma das caravanas de campismo de maior sucesso no mundo - uma tendência automóvel para a vida. A sua história começou em 1988 com um modelo especial baseado na terceira geração Transporter. Desenvolvida em conjunto com a Westfalia e construída na cidade alemã de Rheda-Wiedenbrück, esta primeira California foi apresentada no Caravan Salon em Essen. Na exposição, a nova California T3 não podia nem queria esconder o facto do seu conceito explorar o esquema comprovado de tecnologia e equipamento do Westfalia Joker. O modelo especial, inicialmente produzido numa edição limitada, diferenciava-se visualmente dos modelos Westfalia Joker através dos grandes para-choques da exclusiva Multivan Carat. A California podia ser encomendada em duas cores: Pastel White e Marsala Red. Os bancos da frente e o banco traseiro eram estofados em veludo cinzento-claro. Os designers de interiores também mostraram consciência de estilo com a kitchenette branco-cinzenta e muito clara adaptada do Joker. Com um preço de 39 900 marcos alemães, a California custava menos cerca de 10 000 marcos alemães do que o modelo Westfalia e, consequentemente, tornou-se num bestseller instantâneo - só no primeiro ano, a Volkswagen vendeu 5 000 unidades.

Como alternativa ao tejadilho rebatível, a primeira California também estava disponível com um tejadilho alto e uma grande janela panorâmica. Enquanto o tejadilho alto oferecia vantagens em caso de chuva contínua e baixas temperaturas, o tejadilho rebatível compensava com a altura total mais baixa da California, o que lhe permitia caber em praticamente todas as garagens privadas e em muitos parques de estacionamento públicos.

A Multivan syncro

O nome Panamericana não representa apenas a rota aventureira entre o Alasca e a Terra do Fogo, mas também um recorde mundial de condução que a Volkswagen Veículos Comerciais completou em 1999 com os condutores Andreas Renz e Matthias Göttenauer. Com a Multivan syncro de quarta geração de produção em série, a equipa precisou de apenas 15 dias, 14 horas e 6 minutos para percorrer os 22.880 quilómetros entre Prudhoe Bay, no Alasca, e Ushuaia, na Argentina. O curto tempo de viagem para a longa distância qualificou a equipa para uma entrada no Livro de Recordes do Guinness e deixou claro que este modelo VW com tração integral é o companheiro perfeito para todos os viajantes do mundo.

O recorde da Multivan syncro foi o impulso final para a Volkswagen Veículos Comerciais construir veículos com tração integral ainda mais potentes. O modelo VW recordista com o número de registo "WOB AZ 152" tornou-se assim o impulsionador para o desenvolvimento dos modelos Multivan PanAmericana com tração integral. Depois de um longo período de ausência, a Volkswagen Veículos Comerciais expõe este modelo pela primeira vez no VW Bus Festival. A Multivan syncro, completamente nova, será apresentada na área temática "Offroad", juntamente com outros modelos de tração integral. No pavilhão do departamento de Veículos Clássicos da Volkswagen Veículos Comerciais, Göttenauer dará uma palestra ilustrada ao vivo e descreverá a viagem recorde de então. Uma coisa é certa: graças aos mais de 70 veículos clássicos em exposição, uma visita ao VW Bus Festival 2023 é também uma viagem através de 73 anos de história da Volkswagen Veículos Comerciais.

Bilhetes

Os bilhetes diários para o VW Bus Festival 2023 só estão disponíveis online no website oficial do festival em www.vw-bus-festival-2023.de. O preço do bilhete inclui todas as exposições, concertos, eventos, programa infantil, um mercado de peças e acessórios e o bilhete de transporte local da GVH. Na sexta-feira, o bilhete para adultos, incluindo o programa noturno, custa 10 euros. O bilhete de sábado custa 15 euros e inclui uma longa noite de concertos. As crianças e adolescentes pagam apenas 5 euros e as crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.

A programação do festival de três dias é impressionante. O programa começa na sexta-feira à noite com a estreia do road movie "BULLILOVEstories - o filme" e com os concertos de Pat Burgener e de Bosse e da sua banda. Segue-se, no sábado, uma longa noite de concertos com Die Fantastischen Vier, Rea Garvey e Zoe Wees. O programa do festival inclui ainda um grande mercado de peças e acessórios e o concurso "Show & Shine". Neste concurso, um júri escolherá, na sexta-feira e no sábado, os veículos VW e os proprietários mais irreverentes em várias categorias e apresentá-los-á aos visitantes. Quem quiser ver o festival de um ponto alto pode dar uma volta na roda gigante. Um grande número de roulottes VW vai vender comida e bebidas à comunidade. As crianças também se vão divertir: o Bulli Kids Club estará aberto durante todo o fim-de-semana com inúmeras atividades - desde uma caixa de areia gigante e um trampolim até ao estádio da academia de futebol do Hannover 96.

Informação Legal

1. Multivan eHybrid: Consumo de combustível combinado: l/100 km 2,0-1,7 (WLTP); emissões combinadas de CO2:44-38 g/km. Consumo de energia combinado: 17,6-16,9 kWh/100 km (WLTP). Nos casos em que são indicadas gamas, os valores de consumo e de emissões de CO dependem do equipamento do veículo selecionado.

2. ID. Buzz Pro: Consumo de potência combinada: 22,00 - 20,6 kWh/100 (WLTP). Nos casos em que são indicadas gamas, os valores de consumo e de emissões de CO dependem do equipamento do veículo selecionado.

3. ID. Buzz longo: veículo concept em pré-produção.

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