Menu
Fechar menu
Fechar

Simulacro de Operação de Socorro alerta para os perigos na época balnear

Simulacro de Operação de Socorro alerta para os perigos na época balnear

Parceria entre SIVA|PHS e o ISN permitiu realizar em 2022 o salvamento de 53 veraneantes, 279 assistências de primeiros socorros e 19 buscas com sucesso de crianças perdidas.

Realizou-se esta quinta-feira um simulacro de uma operação de socorro, na Praia de Carcavelos, que teve como objetivo sensibilizar as pessoas que frequentam as praias durante a época balnear e também mostrar as mais-valias do projeto SEAWATCH - parceria lançada em 2011 entre o Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e a Volkswagen Veículos Comerciais, marca integrada na SIVA|PHS - que tem como objetivo principal reforçar a segurança balnear nos espaços não vigiados.

Esta iniciativa permite reforçar a vigilância nos cerca de 350 quilómetros de areal onde não existem nadadores-salvadores em permanência, tem contado com resultados excecionais, posicionando Portugal no ranking mundial como um dos países com a menor taxa de mortalidade por afogamento resultante da prática balnear. Além de garantirem uma presença em toda a costa do Continente, os Volkswagen Amarok também estão presentes na Região Autónoma da Madeira (Funchal) e na Região Autónoma dos Açores (São Miguel e Terceira). Pela primeira vez haverá uma viatura atribuída às águas interiores, passando o projeto a marcar presença também nas zonas do interior de Portugal Continental. Em 2022, o projeto SEAWATCH possibilitou o salvamento de 53 veraneantes, efetuando 279 assistências de primeiros socorros e 19 buscas com sucesso de crianças perdidas.

Neste que é o maior contingente de sempre - 30 Volkswagen Amarok, 1 Volkswagen Multivan e 1 Volkswagen ID.BUZZ - as viaturas que vão estar a circular pelas praias estão equipadas com meios de salvamento e preparadas para socorrer os banhistas que precisem de auxílio com: 2 bóias torpedo, 2 cintos de salvamento, Prancha de salvamento, Plano rígido completo, Mala de primeiros socorros, Kit de oxigenoterapia, Desfibrilhador automático externo e Kit de desatolamento.

Os militares da Marinha que irão operar as viaturas estão aptos para os desafios mais difíceis que lhes sejam colocados, para que a época balnear decorra, mais uma vez, de forma segura. Para isso, estes militares são submetidos a um período de formação através da qual ficam habilitados com o curso de nadador-salvador e de operador de viaturas todo-o-terreno, sendo-lhes ainda ministrada formação específica sobre a operação das viaturas em si mesmas e do seu papel fundamental no SEAWATCH. Adicionalmente, os militares são ainda certificados para a operação do Desfibrilhador Automático Externo que equipa as viaturas.

"Nunca é demais recordar os perigos associados à época balnear com este tipo de ações, mas que servem também para mostrar as valências do projeto SEAWATCH e como tanto os Volkswagen Amarok, como os militares que os operam, estão preparados para este tipo de acontecimentos. Esta iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano e é sinal da confiança depositada no trabalho efetuado pela Volkswagen Veículos Comerciais e pela SIVA|PHS em contribuir para uma época balnear mais segura", afirma Ricardo Vieira, Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais.

De recordar que o projeto SEAWATCH conta ainda com o apoio da bp Portugal, Volkswagen Financial Services e Ageas Seguros.

A edição do projeto SEAWATCH deste ano começou a 1 de junho, com as viaturas e os seus operadores ativos para garantirem o reforço da segurança nas praias nacionais até ao dia 31 de outubro.

Mensagens de segurança balnear

As pessoas têm de adotar comportamentos cuidadosos, que lhes permitam desfrutar das suas férias e dos seus momentos de lazer com tranquilidade e segurança, assumindo a sua quota parte de responsabilidade social.

As pessoas devem assumir as seguintes recomendações:

  • Vigiar permanentemente as crianças;
  • Frequentar as praias permanentemente vigiadas;
  • Utilizar calçado adequado nos acessos à praia e na utilização de apoios balneares;
  • Respeitar a sinalização das praias;
  • Manter-se hidratado(a);
  • Tomar refeições ligeiras;
  • Respeitar os períodos de digestão e evitar entrar na água de forma repentina;
  • Evitar exposição solar nas horas de maior intensidade do sol (11h - 16h);
  • Utilizar protetor solar adequado;
  • Não se colocar debaixo de arribas instáveis;
  • Respeitar a sinalização das bandeiras;
  • Respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias;

Agueiros

Os agueiros são canais de correntes marítimas causados pelo retorno da água ao mar, normalmente caracterizados por ser a única zona sem ondulação. É importante saber como atuar, caso seja apanhado num agueiro.

Nessas situações, os banhistas devem manter a calma, tentar flutuar e não nadar contra a corrente, uma vez que os agueiros irão puxá-los para longe da costa e não para baixo de água. Assim, é importante nadar paralelamente à costa ou a favor das ondas, até sair da corrente. Se vir alguém em dificuldades num agueiro, não entre na água. Chame o nadador-salvador ou ligue o 112.

Vídeo divulgado em 6 de junho de 2023 pela Autoridade Maritima Nacional com informação sobre os agueiros:

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen