Menu
Fechar menu
Fechar

Uma pick-up aperfeiçoada a todos os níveis: Novo Amarok da Volkswagen Veículos Comerciais

Uma pick-up aperfeiçoada a todos os níveis: Novo Amarok da Volkswagen Veículos Comerciais

Novo Amarok já disponível em Portugal.

A Volkswagen Veículos Comerciais apresenta o novo Amarok. Os destaques do novo Amarok são tantos quanto as suas diversas possibilidades de utilização como pick-up. O seu conjunto de características, mais de 20 novos sistemas de assistência ao condutor, serviços conectados, motores eficientes e de elevado binário, nova tecnologia de tração integral, acessórios feitos à medida e um claro ADN de design Volkswagen fazem do novo Amarok uma das pick-up mais versáteis e bem equilibradas do mundo. 

A Volkswagen Veículos Comerciais vendeu mais de 830.000 unidades da primeira geração Amarok na Europa, Austrália, Nova Zelândia, África, Norte da Ásia e América do Sul e Central. Agora surge a segunda geração. Tudo nela é novo. Mas o design da Volkswagen torna-o imediatamente claro: é um Amarok. Tornou-se maior, mais poderoso, mais atlético e mais carismático. "Para a nova geração, modificámos significativamente o 'design' arquétipo do Amarok. É agora inequivocamente mais expressivo e ainda mais impressionante", diz Albert Kirzinger, Diretor de Design da Volkswagen Veículos Comerciais. Um elemento que assume uma posição de afirmação é a nova seção frontal da pick-up, que está a ser lançada nas especificações Amarok, Life e Style, bem como nas versões superiores PanAmericana (estilo off-road) e Aventura (estilo exclusivo).

O novo Amarok está a ser lançado em Portugal com carroçaria de cabine dupla de quatro portas (DoubleCab) em cinco e três lugares. Visto de perfil, os arcos das rodas, seguem o design da geração anterior, algo marcante e diferenciador do modelo face a todos os concorrentes. Os guarda-lamas acima das jantes de liga leve - até 21 polegadas - têm um aspeto poderoso e são complementados por proteções em plástico robusto.

A longa distância entre eixos realça as proporções e as suas qualidades todo-o-terreno

Com 5.350 milímetros, o novo Amarok é 96 mm mais longo que o seu antecessor. Uma distância entre eixos de 3.270 mm representa um aumento de 173 mm. Isto proporciona mais espaço, especialmente na segunda fila de bancos. A distância entre eixos cresceu assim muito mais do que o comprimento total, o que reduz os vãos da carroçaria. O resultado: proporções mais nítidas e uma melhor capacidade todo-o-terreno graças a melhores ângulos de ataque. As capacidades todo-o-terreno do Amarok, que terá tração integral pe bloqueio de diferencial traseiro de série, são também melhorados por uma superior capacidade de passagem a vau para percursos com água. Anteriormente, este valor era de 500 mm, mas evoluiu agora para 800 mm.

Um interior Volkswagen de alta qualidade para tarefas profissionais

Com os seus ecrãs digitais intuitivos, o interior foi configurado pela equipa de design da Volkswagen Veículos Comerciais de uma forma muito funcional e com alta qualidade. O espectro de ecrãs digitais é composto por um painel de instrumentos de 8 polegadas ("Digital Cockpit", totalmente digital e com 12 polegadas a partir do nível Style) e por um moderno ecrã tátil na consola central em formato tablet (com 10 polegadas ou, a partir do nível de equipamento Style com 12 polegadas) onde poderá controlar todo o sistema de infotainment. A Volkswagen Veículos Comerciais implementou uma combinação de funções digitais e botões de configuração ergonómica, bem como interruptores de pressão/rotativos de utilização intuitiva no Amarok. O volume do sistema de infotainment e as configurações do sistema de tração às quatro rodas são, por exemplo, controlados através desse tipo de comandos. Dependendo da especificação, estas duas características, robustas e de aspeto premium, são enquadradas com elementos em alumínio.

Outras características, como o sistema de som Harman Kardon - de série nos Amarok PanAmericana e Aventura e disponível como opção para outros níveis de equipamento - enquadram-se perfeitamente neste cenário de detalhes de elevada qualidade. É, também, um sistema utilizado exclusivamente no Amarok. Igualmente de série nos Amarok Style, PanAmericana e Aventura: o painel de instrumentos é totalmente forrado a couro na parte superior com uma elegante costura de contraste. O posicionamento premium do veículo é também igualado pelos novos bancos: o condutor e o passageiro da frente do Amarok sentam-se em bancos de conceção ergonómica, que nas especificações superiores podem ser ajustados eletricamente em múltiplas posições. A zona traseira oferece também muito espaço e conforto para três passageiros adultos poderem desfrutar da viagem. Os bancos da versão Style dispõem, de série, de capas ArtVelours, enquanto nos Amarok PanAmericana e Aventura é utilizado couro de alta qualidade. Na versão King Cab, disponível em todos os níveis de equipamento além do lugar individual do lado direito, o Amarok é fornecido com uma ampla zona de arrumação com tampa, onde poderá colocar longe dos olhares alheios o que precisar, sejam ferramentas de trabalho ou um computador de uso pessoal.

Um amplo espaço na caixa de carga com capacidade máxima de 1,16 toneladas

O novo Amarok é, também, incrivelmente espaçoso na caixa de carga. Tal como na geração anterior, o espaço entre as cavas das rodas tem espaço suficiente para receber uma euro-palete carregada transversalmente. A carga é imobilizada através de anéis de fixação na plataforma de carga, que suportam, cada um, até 500 quilos. Em linha com esta funcionalidade, a carga útil máxima subiu de uma para 1,16 toneladas. A caixa de carga também pode ser protegida através de uma cobertura que pode ser enrolada eletricamente. Esta cobertura pode ser aberta e fechada a partir da própria caixa de carga, a partir do habitáculo ou através do comando à distância na chave do Amarok.

A nova gama de acessórios preenche todos os requisitos

Um argumento interessante para os globetrotters é que a capacidade de carga estática do tejadilho é de 350 kg - suficiente, por exemplo, para uma tenda para quatro pessoas que estará disponível mais tarde como acessório. Disponíveis tanto em especificação "de fábrica", como na gama de acessórios, o Amarok pode estar equipado com jantes de liga leve de até 21 polegadas, pneus de todo-o-terreno (até 18 polegadas) e com uma gama diversificada de suportes para reboque. Outros elementos disponíveis para a caixa de carga incluirão um porta-bicicletas, um sistema de transporte multifuncional, uma versão da cobertura que pode ser enrolada manualmente e uma gama muito diversificada de barras estilizadas. Estará novamente disponível uma cobertura rígida para a caixa de carga, com a qual a pick-up se transforma, efetivamente, num SUV com a capacidade de carga de um furgão. As qualidades fora de estrada, entretanto, podem ainda ser otimizadas através das barras de proteção frontais, elementos de proteção debaixo da carroçaria, acessórios de chassis para todo-o-terreno, ganchos para reboque e um snorkel exterior no pilar A do lado esquerdo para abastecer o motor com ar fresco ao conduzir através da água.

Três motores sobrealimentados, adaptados individualmente para os mercados mundiais

Três motores Diesel (TDI) sobrealimentados foram desenvolvidos para o novo Amarok. A eficiência e um elevado binário são qualidades comuns a todos os níveis de potência motores, que começa com o 2.0 litros TDI de quatro cilindros com 170 cv. Para o segundo nível de potência, a Volkswagen Veículos Comerciais disponibiliza o motor 2,0 litros TDI de quatro cilindros com dois turbocompressores e que desenvolve 204 cv. O motor utilizado como topo de gama é o TDI V6 de 3,0  litros de cilindrada que produz uma potência de 240 cv.

Novas transmissões automáticas de 10 velocidades e sistemas 4MOTION

Uma das grandes novidades do Amarok é a nova caixa automática de 10 velocidades com e-shifter de tecnologia by wire. Para a versão de 204 cv, esta transmissão automática estará disponível como opção, sendo de série na versão V6 3.0 de 240 cv. A nova caixa automática de 10 velocidades substitui a transmissão automática de 8 velocidades do modelo anterior. Além disso, estará disponível uma transmissão manual de 6 velocidades para os motores de 170 e 204 cv.

Em Portugal, o Amarok será proposto de série com tração integral (4MOTION). A tecnologia do sistema de tração assegura que o novo Amarok é capaz de dominar qualquer terreno, permitindo também o reboque de até 3,5 toneladas.

Mais de 20 novos sistemas de assistência ao condutor tornam a condução ainda mais fácil

Até seis perfis de condução diferentes (modos de condução) ajudam o condutor numa variedade de situações, por exemplo, ao conduzir em superfícies escorregadias ou em terrenos exigentes fora de estrada. O novo Amarok é, também, mais fácil de conduzir graças aos seus sistemas de assistência ao condutor. Mais de 20 destes sistemas - por exemplo, o ACC+, Adaptive Cruise Control, (incorpora a leitura da sinalização rodoviária através das câmaras no controlo automático da velocidade) e a iluminação IQ.LIGHT - faróis de matriz LED - são novos no Amarok e tornam o modelo da Volkswagen mais fácil de conduzir do que qualquer outra pick-up no mercado a nível mundial.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen