Menu
Fechar menu
Fechar

A Volkswagen Veículos Comerciais realiza os seus primeiros testes de condução autónoma com passageiros em Munich

A Volkswagen Veículos Comerciais realiza os seus primeiros testes de condução autónoma com passageiros em Munich

Representantes do governo, das autoridades públicas e do mundo empresarial juntam-se à imprensa para conhecer o ponto da situação de desenvolvimento nos primeiros test-drives com passageiros.

O desenvolvimento de veículos autónomos para utilização em serviços de mobilidade e transporte está a fazer grandes progressos na Volkswagen Veículos Comerciais. No caminho para a produção em série, o Volkswagen ID. Buzz AD (Autonomous Driving), de condução autónoma, vai circular pela primeira vez na estrada durante as próximas semanas, transportando decisores políticos, autoridades públicas e empresas, bem como representantes dos meios de comunicação social, para que possam ficar a conhecer as capacidades de controlo do veículo. O programa de testes da Volkswagen também foi lançado em paralelo em Austin, Texas, EUA. O processo de desenvolvimento do veículo AD visa a sua utilização comercial em centros urbanos na Europa e na América do Norte, tanto para programas de partilha de boleias como para serviços de transporte.

"Expandir o nosso programa de veículos autónomos para a América do Norte é o próximo passo no nosso plano estratégico global e o resultado de um investimento a longo prazo", afirmou Christian Senger, Membro do Conselho de Administração de Gestão e responsável pelo desenvolvimento da condução autónoma na Volkswagen Veículos Comerciais. "Este projeto ajudar-nos-á a testar, validar e aperfeiçoar a tecnologia também nas estradas americanas." O objetivo é expandir tanto os de serviços de transporte disponíveis no mercado e o variado portefólio de mobilidade do Grupo Volkswagen.

Os veículos totalmente elétricos ID. Buzz permitem usar tecnologia de produção em massa e também estão equipados com um sistema de condução autónoma da empresa de tecnologia Mobileye. A crescente frota de testes recolhe dados sobre os quilómetros percorridos em diversos cenários de condução. Cada um dos veículos (que são classificados como veículos de nível 4 de acordo com a norma SAE), está equipado com câmaras, radar e tecnologia lidar. Durante a fase de testes, todos os veículos vão estar sempre ocupados por condutores humanos em permanência. O modelo de maior capacidade oferece espaço para quatro passageiros e pode ser produzido em grandes quantidades quando estiver para a produção em série, a fim de satisfazer as crescentes necessidades de mobilidade e transporte.

A Volkswagen também tem uma grande experiência no que respeita às expectativas dos passageiros e às necessidades dos operadores - um elemento importante para o desenvolvimento destas frotas. A sucursal do Grupo MOIA está no mercado como prestador de serviços de mobilidade e de serviços de partilha de boleias desde 2019 e já transportou mais de 8,5 milhões de passageiros até à data. A MOIA também contribui com os seus dados para o trabalho diário de desenvolvimento.

O lançamento do programa de testes no Texas, no Volkswagen Group of América (VWGoA) representa um novo avanço para a investigação e para o progresso de veículos autónomos do Grupo Volkswagen. A VWGoA irá liderar a estratégia e o desenvolvimento empresarial nos EUA e criou uma subsidiária denominada Volkswagen ADMT, LLC para apoiar o lançamento do programa de veículos autónomos com equipas em Belmont, Califórnia e Austin, Texas.

Ao contrário do que acontece na Alemanha, onde a MOIA será a primeira a utilizar veículos autónomos, a Volkswagen, no futuro, não vai explorar autonomamente os serviços de condução autónoma nos EUA, mas sim através de empresas do sector da mobilidade e dos transportes.

 

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen