Menu
Fechar menu
Fechar

35 anos de liberdade sobre rodas: Com a California CONCEPT, a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta o futuro da gama

35 anos de liberdade sobre rodas: Com a California CONCEPT, a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta o futuro da gama

O concept que representa a nova geração da autocaravana Califórnia vai ser apresentado pela primeira vez na feira Caravan Salon (25 de agosto a 3 de setembro) em Düsseldorf.

Em 1988, a primeira California construída a partir do VW Bus (T3) foi apresentada na feira Caravan Salon. Exatamente 35 anos e 260.000 veículos construídos depois, a Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) volta a apresentar uma estreia mundial no maior evento do sector em Düsseldorf: a California CONCEPT - que antecipa o futuro da gama. A versão de produção desta nova geração da California está planeada para ser construída na fábrica alemã da VWCV em Hanover a partir de 2024.

California CONCEPT - tudo novo para que fique tudo igual. Para muitos, os modelos California Beach, Coast e Ocean são já o epítome da liberdade sobre rodas. Com a California CONCEPT, a Volkswagen Veículos Comerciais vai oferecer um vislumbre do futuro da autocaravana mais bem-sucedida de sempre a todos os visitantes da feira Caravan Salon em Düsseldorf (25 de agosto - 3 de setembro de 2023). Com base na Multivan longa, a California do futuro é, novamente, única na sua classe. Há ainda outras ideias inovadoras que reforçam o novo conceito da carrinha que é ideal para o dia a dia, mas que rapidamente se transforma numa autocaravana apta para qualquer aventura. Afinal, não são só as excelentes características de condução da Multivan lançada em 2021, combinadas com 35 anos de experiência, que fazem dela a autocaravana ideal para os nossos tempos: pela primeira vez, a California CONCEPT também dispõe das vantagens da tecnologia híbrida plug-in para uma flexibilidade ainda maior e um nível de conforto notável na estrada. É potente, económica e representa uma mobilidade responsável e a pensar no futuro graças à sua autonomia totalmente elétrica. Por outro lado, a sua aptidão para longas distâncias proporciona segurança ao conduzir fora das estradas principais. Por isso, não são só os vizinhos do parque de campismo que vão apreciar a condução híbrida enquanto o veículo passa silenciosamente por eles.  E não é preciso dizer que esta autocaravana também será "inteligente". Em conjunto com a aplicação interactiva "Cali on Tour", a atual California 6.1 é já um dos veículos mais avançados do segmento. O concept será apresentado no stand da Volkswagen Veículos Comerciais no pavilhão 16 (D52-01).


California - um estilo de vida. A California é mais do que uma autocaravana, é um estilo de vida motorizado, um embaixador da liberdade. Durante quatro gerações, foram vendidas até à data mais de 260.000 unidades desta autocaravana compacta. Todas elas têm um pormenor importante em comum: o tejadilho retrátil. Uma tenda com quase dois metros de altura. Este é um segredo que pode ser revelado antes da apresentação mundial. A California CONCEPT pode ser vista em Düsseldorf com um tejadilho retrátil.

Retrospetiva - 35 anos da Califórnia. A história da California começou em 1988 com um modelo especial de autocaravana com base na geração T3 da Transporter. Mais tarde, no mesmo verão, esta primeira California foi apresentada na feira Caravan Salon (na altura ainda realizada em Essen). Estava disponível para encomenda nas duas cores " Pastel White" e "Masala Red". Os designers de interiores revelaram o seu bom gosto com a kitchenette branca e cinzenta com um design simples. A autocaravana custou 39.900 marcos alemães. O preço atrativo, os detalhes inteligentes e a tecnologia avançada da Transporter fizeram com que a California se tornasse imediatamente num bestseller - 5.000 unidades foram vendidas logo no primeiro ano. Nos anos seguintes, a California passou de um modelo especial para uma série de modelos, tornando-se cada vez mais popular e conquistando mais de 22.000 condutores de autocaravanas em apenas três anos.

A mudança do T3 para o T4 em agosto de 1990 foi equivalente a uma revolução técnica. Depois de quatro décadas de veículos Transporter com tração traseira e motores de quatro cilindros, os especialistas em veículos comerciais voltaram a inovar: passaram o motor para a frente e, a partir daí, acionaram o eixo dianteiro. Mudou tudo: o design, o equipamento de marcha, os motores e o espaço disponível. O espaço disponível era muito maior, sobretudo na traseira. E a California T4 aproveitou na perfeição este espaço extra: proporcionou mais espaço para viajar do que qualquer outra autocaravana da época. O slogan nos anúncios para o lançamento no mercado era: "Hotel Califórnia. Um local sossegado, equipamento confortável, com vista panorâmica garantida", tendo como referência a canção dos Eagles e o hotel de West Hollywood que nela figura. Em suma, o California T4 foi mais um sucesso, vendendo cerca de 39.000 unidades até 2003.

A California, construída a partir da quinta geração da Transporter, apresentou uma nova dimensão de conforto nas autocaravanas compactas. No entanto, esta California também se manteve fiel ao conceito de espaço inovador do modelo original. Até 2015, cerca de 55.000 entusiastas de autocaravanas optaram por uma T5 California, que há muito se tornou a autocaravana de maior sucesso na sua classe. Detalhes como a cama com estrado de ripas integrada no tejadilho retrátil, as cadeiras de campismo arrumadas na porta da bagageira ou a mesa de campismo encaixada na porta deslizante deram à California a reputação de canivete suíço para campistas. A Califórnia com base na sexta geração da Transporter seguiu-se em 2015; com os seus numerosos sistemas de assistência, fez disparar as vendas: em 2017, a T6 California bateu o recorde da série de modelos com 15.155 novas matrículas num ano.

A 30 de agosto de 2019, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a California 6.1 - naturalmente no Salão Caravan. Nesta altura, já tinham sido fabricados mais de 175.000 veículos California. A nova California 6.1 manteve a história de sucesso dos seus antecessores. Uma das suas novas características era um ecrã tátil na consola do tejadilho, que podia ser utilizado para controlar todas as configurações principais da autocaravana e aceder a uma vasta gama de informações. A bordo da California CONCEPT, este ecrã transformar-se-á num ecrã no formato de tablet e vai mostrar um novo lado inteligente desta autocaravana. E já agora: nunca ninguém afirmou que uma California só devia ter uma porta deslizante. Sem dúvida que o Caravan Salon 2023 vai ser emocionante.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen