Menu
Fechar menu
Fechar

Estreia mundial da nova California CONCEPT: O concept que permite vislumbrar o futuro da autocaravana

Estreia mundial da nova California CONCEPT: O concept que permite vislumbrar o futuro da autocaravana

Na exposição Caravan Salon, em Düsseldorf, a Volkswagen Veículos Comerciais faz a estreia mundial da California CONCEPT.

A California da Volkswagen Veículos Comerciais é uma afirmação, um modo de vida automobilístico: um veículo VW de grande valor, adequado para todos os dias do ano, que também pode ser transformado numa autocaravana totalmente equipada para aventuras de todos os tipos, de um minuto para o outro. Foi esta versatilidade que fez da California a autocaravana de maior sucesso do mundo na sua categoria. E agora - depois de ter vendido 260.000 unidades desta linha de produtos - a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta a estreia mundial da nova California CONCEPT na exposição Caravan Salon em Düsseldorf. O veículo de exposição abre uma janela para o futuro deste veículo icónico. Apresenta grupos propulsores de última geração e os mais recentes sistemas de assistência e de infoentretenimento, bem como a próxima geração de equipamento para autocaravanas. A California CONCEPT baseia-se na versão longa da Multivan lançada em 2021, o que a torna maior do que o seu antecessor, o California 6.1. O veículo de exposição será apresentado no stand VWCV no pavilhão 16 (D52-01).

Uma California para o futuro

Em primeiro lugar: A California CONCEPT estará também equipada com um tejadilho elevatório, com uma altura de quase dois metros. Este elemento é partilhado por todas as gerações, desde a primeira California, lançada em 1988, até à California 6.1 atual. Se os pormenores icónicos se mantiveram inalterados ao longo de todo este tempo, cada geração desta linha de produtos foi acompanhada de novos desenvolvimentos. E a nova California CONCEPT representa mais um grande passo em frente. As suas características técnicas fazem dela a autocaravana ideal para a era moderna. Pela primeira vez, a California CONCEPT oferece as vantagens da tecnologia híbrida plug-in. O concept dispõe de um motor híbrido e com a sua autonomia elétrica, funciona como uma ponte para o mundo da mobilidade elétrica e é capaz de proporcionar uma condução sem emissões para o quotidiano urbano, garantindo uma grande autonomia para viagens longas. As baterias de iões de lítio a bordo do veículo fornecem uma alimentação elétrica de 12 V, quase totalmente autónoma.

Vida ao ar livre

As zonas de estar e de cozinha da autocaravana foram completamente renovadas. Pela primeira vez, a California está também equipada com uma porta deslizante no lado da cozinha. Isto permite uma maior utilização do espaço à volta do veículo e dá uma nova dimensão ao campismo de verão ao ar livre. No passado, todos os modelos California baseados na série Transporter tinham uma área de cozinha que se estendia até ao pilar B no lado esquerdo e uma porta deslizante no lado direito; esta porta era a entrada principal - tanto no uso quotidiano como em campismo. Por isso, as cadeiras de campismo dobráveis, a mesa dobrável e o toldo foram sempre instalados do lado direito do veículo. A partir de agora, a inclusão da porta deslizante adicional no lado do condutor da California CONCEPT e da área da cozinha, que agora se encontra mais atrás no veículo - tal como no maior Grand California - significa que o lado esquerdo do veículo pode agora ser aberto quando se acampa. Isto significa que a California é agora mais versátil do que nunca. Como o concept está equipado com um toldo de braço rebatível à esquerda e uma cobertura solar à direita, ambos os lados do veículo podem ser protegidos do sol ou da chuva. A cobertura solar pode ser montada para ser utilizada num curto espaço de tempo. O toldo está igualmente equipado com uma manivela integrada, que é guardada em segurança na caixa do toldo.

Conceito de três zonas

A Volkswagen Veículos Comerciais apresenta, pela primeira vez, um conceito de três zonas no seu veículo de exposição. Estes diferentes cenários exteriores e interiores para campismo e condução no dia a dia, alargam significativamente as possibilidades de utilização da California.

Zona 1 (exterior)

Com a sua porta deslizante, o lado direito do veículo proporciona um ponto de entrada e saída seguro do lado do passeio, tal como no atual California 6.1. No parque de campismo, a cobertura solar transforma esta zona numa tenda aberta, reforçando a sensação de vida ao ar livre.

Zona 2 (interior)

Atrás dos bancos dianteiros reguláveis em altura - que podem rodar 180 graus - todo o interior do veículo é um compartimento de passageiros ideal para a condução quotidiana, oferecendo a flexibilidade familiar de uma Multivan. Em comparação com a atual California, esta está equipada com bancos individuais, leves, amovíveis e muito confortáveis. Graças a estes bancos variáveis, as pranchas e as bicicletas podem agora ser facilmente transportadas no interior do veículo. Quando utilizada como autocaravana, a zona de bancos da California CONCEPT pode ser rapidamente convertida numa zona de relaxamento plana ou em lugares frente a frente para refeições conjuntas ou jogos. O banco traseiro sólido, da California 6.1, dá assim lugar a bancos traseiros individuais variáveis com função de cama na California CONCEPT. Os bancos são estofados com um tecido resistente e agradável ao toque com design Mélange.

Zona 3 (exterior)

Graças à porta deslizante adicional do lado do condutor e ao novo conceito de cozinha e toldo, foi criada uma nova zona exterior, do lado esquerdo do veículo - nunca antes vista em conjunto, com uma cozinha exterior em qualquer outra California. Para a condução quotidiana, a segunda porta deslizante proporciona um ponto de entrada e saída adicional, bem como uma zona de carga extra em casa ou para as idas ao supermercado. Quando acampar, isto também cria uma área separada para cozinhar e comer e para as longas noites de verão passadas debaixo do toldo. Isto porque a cozinha - incluindo o lava-loiça, a placa de indução deslizante e o frigorífico - é agora também acessível a partir do exterior. Para além da placa de indução de 230 V, existe também um fogão a gás integrado, já conhecido das gerações anteriores da autocaravana. Uma tomada de 230 V no exterior da cozinha e uma mesa dobrável exterior, dão o toque final perfeito para a vida no parque de campismo. As gavetas da cozinha podem ser acedidas a partir do interior e do exterior. Outro destaque é o grelhador compacto, que é arrumado na unidade de cozinha e pode ser convenientemente retirado a partir do exterior do veículo. Tal como na Grand California baseada na Crafter, o frigorífico oferece vantagens práticas, uma vez que pode ser acedido a partir do exterior e está equipado com uma gaveta: agora é preciso ainda menos tempo para servir o pequeno-almoço. Além disso, os produtos frescos de verão podem ser carregados diretamente do carrinho de compras para o frigorífico.

A segunda porta deslizante oferece ainda uma vantagem adicional para os mercados com volante à direita, como o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia, onde os utilizadores podem agora entrar e sair da California em segurança pelo lado do passeio. Uma coisa é certa: o conceito duplo - utilização para a condução quotidiana e como autocaravana versátil para as atividades de lazer - foi agora ainda mais aperfeiçoado graças ao novo conceito de três zonas.

Design interior inteligente, até ao mais pequeno pormenor

O design interior do veículo em exposição foi perfeitamente pensado até ao último pormenor e oferece uma série de novas características e vantagens. Tudo começa à frente: uma vez que a Multivan está equipada com um travão de estacionamento elétrico em vez de um travão manual, o espaço entre o banco do condutor e o do passageiro da frente, em direção à traseira, pode ser aproveitado de forma muito mais eficiente. As práticas gavetas sob os bancos dianteiros giratórios, reguláveis em altura, e os bancos individuais traseiros oferecem também um espaço de arrumação suplementar. Atrás do banco do condutor ou do passageiro, existe agora espaço para objetos como um reservatório de compostagem a seco amovível. Os armários superiores e inferiores da cozinha, situados atrás do frigorífico, oferecem também muito espaço de arrumação. Além disso, existe uma área de arrumação separada por baixo da extensão da cama. O interior do veículo é iluminado com uma luz agradável através de uma iluminação de fundo regulável em toda a volta na estrutura do tejadilho. Com uma variedade de cores disponíveis, a iluminação de fundo dos armários pode ser ajustada de acordo com o estado de espírito de cada um. Para criar a atmosfera certa no exterior, a unidade de cozinha tem um candeeiro de mesa amovível integrado para criar um ambiente acolhedor à volta da mesa de campismo. Se for necessária mais luz, as luzes LED nos braços do toldo banham o "terraço" do veículo com uma luz agradável.A segunda porta deslizante oferece ainda uma vantagem adicional para os mercados com volante à direita, como o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia, onde os utilizadores podem agora entrar e sair da California em segurança pelo lado do passeio. Uma coisa é certa: o conceito duplo - utilização para a condução quotidiana e como autocaravana versátil para as atividades de lazer - foi agora ainda mais aperfeiçoado graças ao novo conceito de três zonas.

Tejadilho elevatório e cama superior de alta qualidade

Uma autocaravana como a California sem o clássico tejadilho elevatório é algo inconcebível. Por isso, a California CONCEPT não é diferente. É composto por uma cobertura de alumínio leve e um fole de três camadas com uma grande abertura panorâmica à frente. As grandes janelas laterais proporcionam vistas panorâmicas incríveis. Tal como em todos os modelos California, a posição mais elevada para o tejadilho elevatório é na dianteira. As tomadas USB-C e as luzes LED fornecem energia e luz no tejadilho elevatório. Uma cama superior de alta qualidade com placas de molas também garante uma boa noite de sono sob as estrelas.

Autocaravana comandada por uma unidade de controlo, pelo smartphone ou pelo sistema de infoentretenimento

O mecanismo de abertura do tejadilho é comandado por um tablet vertical multifunções, colocado no armário do pilar C. Todas as funcionalidades relevantes para o campismo podem ser controladas no ecrã tátil. Para além do tejadilho elevatório, são também controladas as informações sobre os níveis de água potável e de águas residuais, as funções de iluminação interior - incluindo a iluminação de fundo - o estado da alimentação elétrica, o frigorífico e o aquecedor auxiliar. Todas estas funções podem também ser controladas num smartphone através da aplicação "Cali onTour" ou no sistema de info entretenimento. Este permite igualmente aceder a um ecrã de inclinação, que permite nivelar a autocaravana. Por exemplo, pode ser rodado para fora num braço articulado e posicionado de modo a ser facilmente visível a partir de qualquer posição no compartimento dos passageiros. Também pode ser rodado 90 graus, o que significa que não há nada que impeça uma noite divertida a ver a sua série de TV favorita.


A California CONCEPT mostra que, no futuro, a Volkswagen Veículos Comerciais também acompanhará todos os fãs das autocaravanas VW nas suas viagens pelo mundo, graças aos seus conceitos inovadores. Este futuro tornar-se-á realidade em 2024 com todos os sistemas de propulsão da Multivan.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen