Menu
Fechar menu
Fechar

Volkswagen Poznań: 20 anos de produção do Volkswagen Caddy

Volkswagen Poznań: 20 anos de produção do Volkswagen Caddy

O primeiro Caddy "Made in Poland" deixou a fábrica de Poznań há 20 anos.

Numa estreita relação há 20 anos: no início do outono de 2003, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a terceira geração do Volkswagen Caddy, no RAI Commercial Vehicle Show em Amsterdão. Pouco tempo depois, a produção começou em Poznań (Polónia) a 12 de novembro, lançando assim uma história de sucesso para a fábrica e para o modelo. Enquanto isso, mais de 2,6 milhões de unidades na versão de teto alto, saíram da linha de montagem da fábrica no oeste da Polónia.

Quando a Volkswagen Veículos Comerciais iniciou a produção de veículos em Poznań, em 1993, nada fazia prever que este local se tornaria na maior fábrica de automóveis da Polónia, o maior empregador da região e a única fábrica de produção do Caddy. Nos primeiros anos, a fábrica em Antoninek, perto de Poznań, montou principalmente veículos de diferentes marcas do grupo. No entanto, a Volkswagen expandiu sistematicamente a fábrica para que a produção de veículos começasse além da montagem.

Poznań começou o capítulo mais importante da história da fábrica com o lançamento do Caddy: a Volkswagen planeou a produção da terceira geração do Caddy, exclusivamente para a fábrica polaca. Às 20h06 do dia 12 de novembro de 1993, o primeiro Caddy "Made in Poland" saiu da linha de produção da renovada e moderna fábrica. A orgulhosa mensagem na lateral do veículo dizia: "Jestem z Poznania!" ("Eu sou de Poznań!").

"O ano de 2003 foi um marco para a Volkswagen Veículos Comerciais em Poznań. A nossa fábrica e todos os colaboradores demonstraram a sua vontade de assumir a produção de um dos modelos mais importantes da marca Volkswagen Veículos Comerciais", sublinha Stefanie Hegels, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Poznań. "Com a produção da terceira à quinta geração, este desenvolvimento acelerou significativamente, a fábrica foi continuamente expandida e automatizada e o número de trabalhadores aumentou."

Em 20 anos, a fábrica produziu mais de 2,6 milhões de veículos Caddy. Em 2020, iniciou-se a produção da atual quinta geração para 71 mercados em todo o mundo. Para além da versão de série em várias variantes de carroçaria, a versão longa do Caddy Maxi e o Camper Caddy California também são produzidos em Poznań. O Caddy pode ser encomendado até sete variantes de motor e uma gama de até 69 cores de carroçaria.

A história do Volkswagen Caddy remonta a 1979, quando uma pick-up com base no Volkswagen Golf com o nome: Rabbit Pickup, que foi desenvolvida para o mercado norte-americano. A produção começou na Europa em 1983 - e o Caddy nasceu oficialmente. A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a segunda geração do Caddy com base no Volkswagen Polo em 1995. Em 2003, seguiu-se a terceira geração. A sua história está intimamente ligada a Poznań desde então - um relacionamento que tem sido muito bem-sucedido ao longo de 20 anos.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen