Menu
Fechar menu
Fechar

Volkswagen Veículos Comerciais tornou o seu VW Bus Festival um evento neutro em carbono

Volkswagen Veículos Comerciais tornou o seu VW Bus Festival um evento neutro em carbono

O foco em reduzir e evitar as emissões de carbono foi uma das prioridades durante os momentos de preparação e durante o evento

O VW Bus Festival 2023 foi uma experiência inesquecível para todos os que que estiveram presentes. Desde o início, a Volkswagen Veículos Comerciais também atribuiu grande importância à conservação de recursos e à redução da pegada de carbono do festival. As emissões impossíveis de evitar foram posteriormente compensadas através de um projeto solar na província vietnamita de Ninh Thuan.

Cerca de 80.000 fãs do icónico VW Bus (mais conhecido entre os portugueses por 'Pão de forma') celebraram a sua paixão pelo veículo durante três dias em junho de 2023. Cerca de 12.000 convidados marcaram presença e deslocaram-se até ao recinto do festival um total de 6.000 veículos. A viagem mais longa foi protagonizada por uma unidade que veio da Sicília até Hanover, uma distância de mais de 2.000 quilómetros. Em casos como este, as emissões de CO2 não podiam ser totalmente evitadas, pelo que era importante para a Volkswagen Veículos Comerciais controlar a pegada ecológica do festival e compensar as emissões inevitáveis.

Karl Bernqvist, membro do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos Comerciais e também responsável pela sustentabilidade no Conselho de Administração da marca, afirmou: "Foi uma celebração maravilhosa e estamos todos orgulhosos por termos participado na organização de um evento como este. Ao mesmo tempo, o nosso objetivo era conservar os recursos e evitar as emissões tanto quanto possível. Todas as pessoas envolvidas no planeamento e na realização deste evento tiveram em mente a sustentabilidade na tomada de decisões, por exemplo, tratando-se de opções de deslocação dos visitantes diários ou na seleção dos fornecedores de refeições. Nos casos em que as emissões eram inevitáveis, calculámos o impacto ambiental de modo a podermos compensá-lo. Hoje, orgulhamo-nos de poder dizer que o VW Bus Festival foi um evento de pegada carbónica neutra."

A empresa Planwerkstatt, com sede em Bedburg-Hau, calculou a pegada carbónica, tendo chegado a um valor total de 1.500 toneladas associadas ao evento. Cerca de dois terços destas emissões foram geradas pelas deslocações dos visitantes de e para o local. Se acrescentarmos o transporte de mercadorias e de equipamento técnico, este valor sobe em mais de 80%. Estas emissões foram compensadas por um projeto solar certificado no Vietname. O parque solar BIM está situado na província de Ninh Tuan e é composto por três instalações solares que fornecem mais de 500.000 megawatts-hora de eletricidade por ano, o que permite compensar anualmente cerca de 470.000 toneladas de gases com efeito de estufa.

O planeamento do festival centrou-se principalmente na prevenção

Embora a compensação seja importante, a prioridade e os esforços de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais concentram-se principalmente na prevenção. Durante toda a fase de planeamento e durante os três dias do próprio festival, todos os envolvidos estavam, portanto, concentrados em garantir que os recursos fossem conservados tanto quanto possível. Especialistas em sustentabilidade fizeram parte da equipa de organização desde o início.

Por exemplo, todos os visitantes do VW Bus Festival receberam passes diários gratuitos para utilização nos transportes públicos locais. Havia também zonas adicionais para estacionar bicicletas nas entradas do recinto do festival em Hannover Messe. Foram utilizadas soluções reutilizáveis no catering do evento para evitar o desperdício de embalagens, enquanto alguns restos de comida foram reutilizados, reduzindo, assim, o desperdício alimentar. A Deutsche Messe AG também utiliza 100% de eletricidade verde nas instalações de Hanover. Na medida do possível, foi evitada a utilização de geradores a gasóleo no local.

Pode encontrar todas as informações sobre o VW Bus Festival 2023 em vwn-presse.de/vw_bus_festival_2023.

 

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen