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Novas normas
para valores de consumo

O WLTP vem reformular os procedimentos de teste e medição dos fabricantes automóveis. Saiba mais sobre o novo procedimento.

Maior clareza graças ao WLTP

A partir de setembro de 2017 aplicam-se valores atualizados de consumo para todos os novos veículos de passageiros e a partir de setembro de 2018 para todos os novos veículos comerciais ligeiros. Estes são calculados de acordo com os novos padrões WLTP. WLTP é a sigla de Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure e promove um processo de teste uniforme a nível mundial para determinar o consumo de combustível e de emissões de gases de escape. Aqui pode obter mais informações sobre o que isto significa para si e para o seu veículo comercial Volkswagen.

 

Quanto combustível consome um veículo? A Volkswagen Veículos Comerciais consegue agora responder a esta questão de uma forma muito mais precisa com o novo ciclo harmonizado de condução WLTP. O novo processo para a medição dos valores de consumo e de emissões de CO2 está mais orientado para o comportamento de condução quotidiano. Desde setembro de 2017 que o procedimento de teste WLTP substituiu a norma NEDC para todos os novos veículos de passageiros e a partir de setembro de 2018 para todos os novos veículos comerciais ligeiros. 

WLTP é a sigla de Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure (procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros) e descreve um novo método de testes para determinar o consumo de combustível de um automóvel. O procedimento baseia-se em dados de condução reais e no futuro irá ajudar a simular uma viagem de carro realista mesmo em condições de laboratório. Por isso, o WLTP não só tem em consideração diversas situações e velocidades, mas também o equipamento e classes de peso de um veículo.

Boas razões para o WLTP

 

O consumo de um automóvel pode ser diferente do especificado pelo fabricante. É por essa razão, que a fiabilidade dos resultados medidos com o New European Driving Cycle (NEDC) sempre foi alvo de críticas. Esta situação deve-se ao facto de o consumo real depender significativamente do comportamento individual de condução e do equipamento do automóvel. Por exemplo, os valores de um automóvel que circule essencialmente na cidade, serão diferentes dos de um automóvel que circule em estradas rurais ou em autoestrada. Para nivelar estas diferenças, a estrutura teórica do NEDC foi revista, a fim de refletir um perfil de condução mais dinâmico. Com base em sondagens estatísticas e na análise dos perfis comuns de utilizadores, este perfil inclui maior aceleração, maior velocidade média e velocidade máxima mais elevada. Em vez de combinar uma condução simulada urbana e extraurbana, o automóvel é, agora, testado em quatro níveis diferentes de velocidade.

Os valores de emissões e de consumo medidos de acordo com o WLTP terão de ser especificados para todos os modelos lançados desde de setembro de 2017. Esta regra aplica-se na Europa e em muitos outros países do mundo.

Mais perto do consumo real:
a norma WLTP revê os valores de consumo

NEDC e WLTP

O novo procedimento de teste apresenta um ciclo de condução alterado e especificações de teste mais rigorosas. Estas incluem um intervalo de tempo maior para a medição, além da velocidade máxima mais elevada. As novas alterações em revista:

Medição de quatro níveis de velocidade no dinamómetro de rolos após um arranque a frio: até 60, até 80, até 100 e acima de 130 km/h. o automóvel trava e acelera repetidamente durante estas fases. A velocidade máxima é, assim, 10 km/h superior à velocidade do NEDC. Além disso, a velocidade média de 47 km/h também é significativamente superior (anteriormente, cerca de 33 km/h). É especificada uma temperatura de 23°C para a câmara de testes. Anteriormente, o NEDC exigia uma temperatura entre 20-30° C. O ciclo de condução completo do WLTP dura cerca de 30 minutos. Por oposição, o ciclo do NEDC demora apenas 20 minutos. A distância foi alterada para mais do dobro: 23 em vez de 11 quilómetros. Ao contrário do NEDC, o WLTP tem em conta alguns equipamentos opcionais específicos e a forma como estes influenciam o peso, a aerodinâmica e o consumo de energia (corrente em standby). Os opcionais que consomem energia, como o ar condicionado ou o aquecimento dos bancos permanecem desligados durante o teste.

NEDC VS. WLTP: compare os procedimentos 

Distâncias mais longas, tempos de paragem mais curtos. O WLTP põe à prova o procedimento de teste da medição do consumo de combustível e das emissões de CO2 de um automóvel. É assim que diferem os ciclos de condução.

 

Visão geral do NEDC

O procedimento harmonizado NEDC aplica-se a todos os veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Este procedimento foi introduzido em 1991 pela União Europeia para determinar o consumo de combustível e as emissões específicas do automóvel e fornecer valores comparáveis. A vista geral a seguir apresentada, mostra-lhe a estrutura sobre a qual assentam estas medições.

Paramêtros de teste: 

  • A temperatura da câmara de teste situa-se entre 20-30°C
  • A distância é de 11 km
  • O ciclo demora 20 minutos
  • O ciclo é composto por duas fases: 13 minutos de condução urbana simulada e 7 minutos de condução extraurbana simulada
  • A velocidade média é de, aproximadamente, 33 km/h
  • A percentagem de inatividade é de 25%
  • A velocidade máxima é superior a 120 km/h
  • Os pontos de comutação para os automóveis com caixa de velocidades manual são definidos com precisão
  • Os equipamentos opcionais e o ar condicionado não são considerados

 

Panorâmica do WLTP

O procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros ou WLTP consiste numa norma mundial para testar os veículos de passageiros e os veículos comerciais ligeiros. Este procedimento é usado desde 1 de setembro de 2017, para fornecer especificações de consumo mais realistas, graças aos seus parâmetros de teste bastante mais dinâmicos. Veja a seguinte descrição.

Paramêtros de teste: 

  • A temperatura da câmara de teste é de 23°C
  • A distância é de 23 km
  • O ciclo demora 30 minutos
  • O ciclo é composto por quatro fases (baixa, média, alta, muito-alta)
  • A velocidade média é de, aproximadamente, 47 km/h
  • A percentagem de inatividade é de 13%
  • A velocidade máxima é superior a 130 km/h
  • Os pontos de comutação são calculados previamente e de forma individual para cada automóvel
  • O peso do automóvel e os equipamentos opcionais são considerados na análise
  • São medidas todas as combinações possíveis de motores e caixas de velocidades

Panorâmica do RDE

O procedimento de testes RDE, junta-se ao WLTP e está também a ser usado na Europa, desde setembro de 2017. RDE siginifica "Real Driving Emissions" (Emissões em condições reais de trânsito). Ao contrário do NEDC e WLTP, as emissões são medidas em condições reais de trânsito e não num banco de ensaio. As emissões de gases de escape (óxidos de azoto e partículas/partículas finas) analizadas durante a condução, no trânsito, são chamadas emissões reais.

Durante as medições RDE, o automóvel é conduzido em diversos tipos de percursos, um terço em cidade, um terço em estradas nacionais e um terço em autoestrada, com acelereações e desacelerações aleatórias, respeitando sempre o código da estrada alemão (StVO). Os testes são realizados, com velocidades médias, entre 15 e 40km/h, na cidade e 60 a 90 km/h, nas estradas nacionais. O automóvel pode ser conduzido a 145 km/h e durante um curto periodo de tempo, até a 160 km/h, na autoestrada.

O automóvel está equipado com o sistema de medição PEMS, Portable Emissions Measurement System (sistema portátil de medição de emissões). Este dispositivo mede as emissões tóxicas (óxidos de azoto e monóxido de carbono). A condução tem uma duração entre 90 e 120 minutos. A temperatura exterior deve estar entre os -7 and +35°C. O ar condicionado pode ser ligado.

Objetivos do novo procedimento de medição

O ciclo de condução WLTP redefine os parâmetros de teste para a medição dos consumos de combustível e emissões de gases de escape. Segue um panorama dos benefícios:

Transparência

O novo procedimento de teste avalia de uma forma mais precisa o consumo real de um automóvel numa utilização no dia a dia.


O WLTP recorre a um perfil, com maior semelhança, ao consumo diário real, do que a norma anterior NEDC. Esta consistia num teste de laboratório sintético e servia, principalmente, para permitir comparações entre os diferentes veículos, sem refletir de forma realista o consumo real. Enquanto os valores de consumo eram medidos, anteriormente, em condições de laboratório abstratas, o novo procedimento permite, agora, elaborar um prognóstico mais preciso do consumo real do automóvel, graças ao aperfeiçoamento dos parâmetros de teste. O WLTP pretende simular o comportamento real do automóvel, a fim de obter resultados significativamente mais realistas.

Normas

A nova norma WLTP assegura resultados de testes, que podem ser comparados em todo o mundo.


Um dos principais objetivos do procedimento WLTP é fornecer um método harmonizado para determinar os valores das emissões de escape e do consumo de energia, para diferentes sistemas de alimentação de motores como, gasolina, Diesel, CNG e eletricidade. Se o procedimento de medição WLTP for aplicado corretamente, os automóveis do mesmo tipo têm de apresentar os mesmos resultados de teste em todo o mundo.  A necessidade desta comparabilidade torna as medições laboratoriais essenciais. Por esta razão, o consumo de combustível e as emissões são analisados de forma fiável no dinamómetro de rolos, com um perfil de condução dinâmico.

Proteção ambiental

Uma informação mais realista do consumo ajuda a alcançar metas climáticas internacionais e a reduzir a pressão sobre o ambiente.


A redução das emissões de CO2 é um aspeto-chave no desenvolvimento dos automóveis. O WLTP permite verificar e documentar o cumprimento dos limites internacionais impostos às emissões de CO2.
Em 2010, só a UE produziu 4,72 mil milhões de toneladas de emissões de CO2. 19% deste total foi produzido por veículos motorizados*. Partindo desta realidade, a União Europeia pretende reduzir as emissões em 20% até ao ano de 2020**. Este objetivo será alcançado com a ajuda do WLTP. Tal como o consumo de combustível as emissões de CO2 de um automóvel dependem do modelo em concreto. O WLTP cria uma maior transparência, ao comparar o consumo de energia e as emissões CO2 de diferentes automóveis. Este procedimento permite medições independentes do fabricante e do modelo do automóvel. Estas tendem a ser superiores às obtidas no ciclo NEDC. Em consequência disto, os modelos individuais serão otimizados com vista à proteção ambiental.

* Informação com base no documento "Mobility of the Future - Safe and Tested", 16.03.2015, TÜV e.V.

** Informação com base no documento "CO2 regulation for passenger vehicles", publicado pelo Instituto Alemão de Economia de Colónia em 2013.

A maneira mais fácil de poupar combustível

O consumo de combustível do seu automóvel depende de inúmeros fatores que não pode influenciar. No entanto, existem alguns truques simples que o podem ajudar a reduzir significativamente o consumo de combustível.

Saiba mais

 

 

Perguntas e respostas

Quais são as diferenças entre WLTP e RDE?

Enquanto o WLTP se realiza durante 30 minutos num banco de ensaio sob condições prévias standardizadas, o teste RDE realiza-se na via pública. O teste RDE implica a condução do automóvel em diversos tipos de estradas com acelerações e desacelerações aleatórias durante aproximadamente 90 a 120 minutos. Outra diferença é que o WLTP mede CO2, emissões de gases e o consumo de combustível, enquanto que o RDE mede apenas as emissões de gases e de partículas.

Quando entra em vigor o WLTP e RDE?

A mudança para os testes WLTP e RDE está a ocorrer gradualmente desde setembro de 2017. O procedimento de teste WLTP vai ser obrigatório para todos os automóveis matriculados, a partir de Setembro de 2018, bem como as restrições do número de partículas (PN), no procedimento de teste RDE. A partir de Setembro de 2019 haverá adicionalmente um valor limite RDE para óxidos de azoto (Nox) para todos os automóveis matriculados.

O WLTP também se aplica a automóveis elétricos?

Sim, os automóveis elétricos também têm de ser testados de acordo com as novas regras do WLTP.

O que significa NEDC, WLTP e RDE?

NEDC (novo ciclo de condução europeu) refere-se a um teste realizado em banco de ensaio, usado em toda a Europa, desde 1992, com o objetivo de medir as emissões de gases e os consumos de combustível dos automóveis de passageiros e comerciais ligeiros.

O NEDC foi substituído pelo método de teste global harmonizado WLTP (procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros). Este novo procedimento de teste, tem como objetivo, a obtenção de uma representação mais realista do consumo de combustível do automóvel, baseado num ciclo de testes alterado com normas de teste mais exigentes.

Na Europa o procedimento de testes RDE (Real Driving Emissons), no qual as medições são realizadas em condições reais de condução, junta-se ao WLTP.

O que é o EU6?

EU6 ou Euro 6 são as normas atuais de emissões para automóveis, que determinam os limites de emissões poluentes na União Europeia.

O que significam WLTP e RDE para mim?

Os valores determinados de acordo com o WLTP vão apresentar consumos, emissões de CO2 e emissões de gases de escape mais realistas. Daí pode resultar a indicação de um aumento dos valores referentes ao consumo de combustível e emissões de CO2, para automóveis com motor de combustão, bem como a redução de autonomia, para automóveis elétricos. A escolha individual referente à motorização e ao equipamento opcional também tem um efeito sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2. Despendendo da legislação nacional de cada país, esta norma também pode ter influência sobre os impostos a pagar em função das emissões de CO2.

Os procedimentos de teste RDE mostram como o automóvel se comporta em termos de emissões de gases de escape em situações reais de trânsito.

Como é que a Volkswagen põe as regras do WLTP em prática?

Todos os modelos da Volkswagen vão mudar até setembro de 2018, gradualmente, para o procedimento de testes WLTP.

Como é que a Volkswagen Veículos Comerciais implementa as indicações do WLTP?

Os modelos com homologação de veículo de passageiro serão sucessivamente alterados até 1 de setembro de 2018, os modelos com homologação de veículo comercial ligeiro vão seguir até, o mais tardar, 1 de setembro de 2019.

Haverá uma alteração na gama de modelos da Volkswagen Veículos Comerciais?

Não, de momento não estão previstas alterações à gama de modelos. Embora seja necessário otimizar determinados modelos e respetivas motorizações, de modo a alcançar uma eficiência ainda mais elevada e a cumprir os respetivos requisitos em termos de emissões. Não irá ocorrer uma supressão de modelos em função do WLTP.

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