Sobre desativação das redes 2G/3G
A Volkswagen AG não tem qualquer influência sobre a decisão da desativação de redes, sendo uma decisão que cabe exclusivamente às operadoras de comunicações móveis. A desativação deve-se principalmente aos seguintes motivos:
- Utilização das frequências: as bandas de frequência atualmente utilizadas pelas redes 2G e 3G são limitadas e valiosas. Com a desativação destas redes mais antigas, as frequências livres podem ser utilizadas para tecnologias mais modernas como 4G e 5G.
- Desenvolvimento tecnológico: 2G e 3G são tecnologias ultrapassadas que já não correspondem às exigências atuais em termos de largura de banda e de capacidade. A desativação permite que os operadores de rede concentrem os seus recursos no desenvolvimento e expansão de redes mais modernas.
Depende dos serviços online equipados no seu veículo.
Tanto os veículos ligeiros de passageiros como os veículos comerciais da Volkswagen já utilizam, nas suas mais recentes séries de modelos, módulos de comunicação que suportam a tecnologia de comunicações móveis da 4.ª geração (LTE), bem como outras tecnologias de comunicação avançadas. No caso destes veículos, a desativação das redes 2G/3G não tem qualquer impacto na funcionalidade, exceto no caso do serviço de chamada de emergência (eCall) obrigatório que, por força de disposições legais, opera exclusivamente na rede 2G ou 3G.
Os veículos que utilizam os serviços online da Car-Net e os pacotes Security & Service, bem como e-Remote e/ou Guide & Inform Premium perderão esta função com a desativação das redes pelos operadores de rede. Também podem ser utilizados outros pacotes Car-Net Guide & Inform após a desativação, desde que o utilizador disponha de uma ligação à Internet através de um dispositivo compatível com 4G/5G.
Os veículos com serviços online We Connect ou VW Connect suportam a ligação diretamente via LTE e, logo, não serão afetados ou será disponibilizada uma atualização de software correspondente quando a rede 2G/3G for desativada. Esta atualização estará disponível oportunamente, seja "Over-the-Air" ou através do Concessionário Volkswagen.
Com base nos níveis de planeamento das operadoras, prevê-se que a desativação ocorra gradualmente ao longo de 2025 até ao início de 2026.
As operadoras de redes móveis comunicam as desativações geralmente com pouca antecedência. Por isso, iremos acompanhar de perto a evolução da situação. A Volkswagen AG não tem qualquer influência sobre a decisão da desativação de redes, sendo uma decisão que cabe exclusivamente às operadoras de comunicações móveis.
No âmbito da preparação para a desativação da rede anunciada pelas operadoras de comunicações móveis, as licenças de renovação dos pacotes de serviços em causa poderão ser retiradas da Volkswagen Connect Shop, consoante o país.
Os modelos com serviços online Car-Net deixarão de poder utilizar as funções do veículo conectadas em rede que funcionam através da ligação de dados interna do veículo. Os pacotes Car-Net Guide & Inform (exceto Guide & Inform Premium) podem continuar a ser utilizados após a desativação, desde que o utilizador disponha de uma ligação à Internet através de um dispositivo compatível com 4G/5G.
Os veículos com os serviços online We Connect ou VW Connect são, por princípio, capazes de garantir a ligação online através de LTE/4G. No entanto, será é necessária uma atualização do software para alguns modelos. Esta atualização estará disponível oportunamente, seja "Over-the-Air" ou através do concessionário Volkswagen.
O serviço de chamada de emergência eCall continua a funcionar enquanto permanecer uma rede 2G/3G ativa no respetivo mercado. Após a desativação das redes 2G e 3G, as notificações automáticas de acidentes não funcionarão mais no âmbito do serviço de emergência obrigatório (que estava vinculado à rede 2G/3G devido a requisitos regulamentares). Assim, o veículo deixará de enviar um alarme automático à central de emergência, por exemplo, quando for detetada uma colisão.
Nos veículos mais recentes equipados com os pacotes de serviços online VW Connect ou We Connect o "Serviço de Chamada de Emergência" do fabricante pode compensar a falha da chamada de emergência devido a problemas de rede, dependendo do equipamento.
Os veículos com serviços online We Connect ou VW Connect suportam a ligação diretamente via LTE e, logo, não serão afetados ou será disponibilizada uma atualização de software correspondente quando a rede 2G/3G for desativada. Esta atualização estará disponível oportunamente, seja "Over-the-Air" ou através do concessionário Volkswagen.
Tem mais alguma questão?
Encontre o Concessionário Volkswagen mais perto de si.