Lançada a primeira pedra para a expansão da fábrica de Września: a ampliação servirá de base para a produção da próxima geração totalmente elétrica da Crafter. Para além dos responsáveis da empresa, a cerimónia contou também com a presença de representantes da política, do setor empresarial e da Igreja na Polónia.
“O futuro dos veículos comerciais ligeiros é elétrico. O novo eCrafter representa mais um marco para a nossa marca e reforça a nossa posição no mercado europeu”, afirmou Stefan Mecha, CEO da Volkswagen Veículos Comerciais, durante a cerimónia na fábrica.
A expansão inclui a construção de dois pavilhões de produção de última geração, com uma área total de cerca de 60.000 metros quadrados, nas instalações da fábrica. No futuro, um dos pavilhões acolherá as unidades de produção da plataforma do chassis da nova eCrafter, com o apoio de 150 novos robots dedicados aos processos de soldadura, colagem e montagem. O segundo pavilhão servirá como área de armazenamento de baterias e logística, estando equipado com postos de carregamento para camiões elétricos, bem como com um sistema de câmaras suportado por inteligência artificial para monitorização de baterias. A expansão dos pavilhões de produção ficará concluída durante o ano de 2027.
“Estas são boas notícias para a economia polaca”, afirmou o Vice-Ministro Tomasz Lewandowski, do Ministério do Desenvolvimento e Tecnologia. “A Volkswagen Poznań é o maior empregador da região e adquire a maioria dos componentes dos seus veículos no nosso país. Valorizamos muito este compromisso – assente em tecnologias modernas e que reforça a competitividade da nossa economia. É exatamente isso que estamos a testemunhar na fábrica de Września.”
A eletrificação garante empregos
“A fábrica de Września tem sido sinónimo de progresso, desenvolvimento sustentável e inovação há quase dez anos. Com esta expansão, serão construídos dois novos pavilhões que irão reforçar ainda mais a nossa competitividade e continuar a garantir empregos estáveis para os nossos colaboradores no futuro”, explicou Stefanie Hegels, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Poznań.
Sustentável: central fotovoltaica de 18,3 megawatts
A fábrica do Crafter já é hoje um exemplo pioneiro de produção sustentável: um dos maiores sistemas fotovoltaicos próprios da Europa (18,3 megawatts) cobre, em dias de sol, todas as necessidades energéticas da unidade de Września. A recuperação de calor, a reciclagem de resíduos e uma redução superior a 40 por cento no consumo de água por veículo, em comparação com 2018, são agora práticas standard.
Durante a cerimónia de colocação da primeira pedra, foi inserida simbolicamente uma cápsula do tempo nos alicerces, contendo itens como um modelo do atual Crafter, edições recentes de jornais locais e outras recordações. Representantes da política, do setor empresarial e da Igreja participaram na cerimónia, sublinhando a importância deste projeto para a região.
Os representantes dos trabalhadores também destacaram a importância da expansão para os colaboradores: “A produção da nova geração do eCrafter significa desenvolvimento de competências e estabilidade no emprego. É um sinal claro de que o futuro dos postos de trabalho na fábrica está assegurado”, afirmou Piotr Olbryś, Presidente do sindicato Solidarność.
Fábrica de Września – principais números e capacidades
- Área total: 220 ha
- Área coberta: 326.000 m2
- Colaboradores: cerca de 3.000
- Produção: cerca de 450 veículos/dia
- Modelos produzidos: Volkswagen Crafter (incluido a Grand California) e MAN TGE
- Recorde de produção: 2024, com quase 103.000 veículos
Marcos prinicipais:
- 2014 – Terreno aprovado e colocação da primeira pedra
- 2016 – Inauguração da fábrica
- 2025 – Conclusão da central solar (18,3 MW, 31.000 módulos, 27 ha)