A Volkswagen Veículos Comerciais ampliou ainda mais a gama da nova geração Transporter. Após o clássico Cargo (transporte de mercadorias) e o CrewVan (transporte de passageiros), estão agora disponíveis no mercado três novas variantes: o Transporter basculante com cabina dupla e grande plataforma de carga (a partir de 38.380 € + IVA), e o Transporter CrewVan para transporte combinado de mercadorias e passageiros (a partir de 38.340€ + IVA). Estes modelos podem ser configurados com motor turbodiesel ou elétrico.
Caixa aberta com cabine dupla. Há décadas que este modelo é um especialista muito procurado na gama Volkswagen Veículos Comerciais: a versão caixa aberta com cabina dupla. Como o Transporter praticamente não tem concorrentes nesta configuração, este modelo tem tido um enorme sucesso, sobretudo no setor da construção, incluindo construção rodoviária, ou mesmo na jardinagem. As variantes com tração dianteira utilizam um motor turbodiesel (TDI) de 81 kW / 110 cv ou de 110 kW / 150 cv. Devido à sua utilização frequente em aplicações específicas fora de estrada, a Volkswagen Veículos Comerciais oferece opcionalmente o novo Transporter caixa aberta com cabina dupla e tração integral 4MOTION. Nesta configuração, é sempre utilizado um motor turbodiesel (TDI) de 110 kW / 150 cv com caixa automática de 8 velocidades. Pela primeira vez, o modelo com caixa aberta pode também ser encomendado com motorização elétrica, com potências de 100 kW / 136 cv, 160 kW / 218 cv ou 210 kW / 286 cv. A bateria de alta tensão do e-Transporter, sempre com tração traseira, tem uma capacidade útil de 64 kWh. Devido à arquitetura e ao princípio de conceção, todos as versões do e-Transporter estão equipadas com caixa automática de uma velocidade.
Plataforma de carga com uma área de 4,2 metros quadrados. Na variante caixa aberta de cabina dupla, o Transporter conta sempre com distância entre eixos longa, banco corrido duplo ao lado do condutor e banco corrido de três lugares na segunda fila. A plataforma de carga, com 2.169 mm de comprimento e 1.945 mm de largura, estende-se por detrás da cabina dupla de quatro portas e é de origem; a altura do bordo de carga varia entre 956 e 980 mm e está equipada com painéis laterais rebatíveis em alumínio. A carga útil pode atingir até 1.073 kg e a capacidade de reboque até 2.500 kg. Para aplicações específicas, é também possível encomendar o veículo sem a plataforma de carga ou, em alternativa, montar uma carroçaria personalizada sobre o chassis.
Versão CrewVan. A nova versão associa-se à gama Transporter para o transporte combinado de mercadorias e passageiros. Esta versão inclui sempre um banco corrido de três lugares na segunda fila. Também aqui, a primeira fila de assentos pode ser encomendada com um ou dois bancos para os passageiros dianteiros – permitindo, assim, até seis lugares, incluindo o do condutor. Existe uma divisória em plástico com janela entre a zona dos passageiros e o compartimento de carga. A versão Transporter CrewVan está equipada com uma porta deslizante do lado do passageiro; a porta deslizante do lado do condutor pode ser encomendada como opção. As portas deslizantes estão equipadas com vidros.
Opcionalmente com equipamento PanAmericana. Como opção, as novas variantes do Transporter podem ser configuradas com o acabamento e os equipamentos de todo-o-terreno da versão PanAmericana. Além das melhorias no interior, as versões PanAmericana apresentam revestimentos exteriores particularmente robustos além de jantes de liga leve.