Uma ilustração da família VW "Pão de forma".
Uma ilustração da família VW "Pão de forma".

História do VW "Pão de forma"

75 anos de VW “Pão de Forma” - Uma lenda sobre rodas

O VW "Pão de forma", como é carinhosamente conhecido, é há 75 anos o parceiro versátil para praticamente todas as situações da vida. Do primeiro Transporter de 1950, passando pela Caravelle e pela California, até aos modelos modernos como a atual Multivan e o ID. Buzz - o "Pão de forma" acompanhou gerações. Com o seu charme único e dedicação incansável, conquistou os corações de fãs de automóveis em todo o mundo, seja como veículo familiar, autocaravana ou veículo de trabalho, como furgão e chassis cabine. O "Pão de forma" é mais do que um veículo, é um estilo de vida. No VW “Pão de forma”, o caminho é o destino. Com o ID. Buzz começou uma nova era da mobilidade: elétrica, digital e orientada para o futuro. E, também no futuro, o "Pão de forma" continuará a escrever muitas histórias.

Mais potência para o dia a dia e para a aventura

Um VW T1 e ID. Buzz Cargo num armazém.
Um Transporter estacionado junto a um restaurante na entrega de frescos.
Uma California junto à costa, com o teto elevatório aberto.
Uma Caravelle estacionada num prado onde amigos se encontram.
Um VW T1 e ID. Buzz Cargo num armazém.
Um Transporter estacionado junto a um restaurante na entrega de frescos.
Uma California junto à costa, com o teto elevatório aberto.
Uma Caravelle estacionada num prado onde amigos se encontram.

Desde 2024 - Os novos modelos California, Transporter e Caravelle

Mais liberdade, flexibilidade e conforto de condução - a atual geração VW “pão de forma”: a nova California, com base na Multivan, mantém-se como símbolo da aventura. Com um inovador conceito de três áreas, bancos individuais flexíveis e portas de correr em ambos os lados, combina a mobilidade do campismo com o conforto do dia a dia - ideal para grandes viagens e para fazer as tarefas diárias. Para os trabalhos mais exigentes, o novo Transporter Cargo oferece maior carga útil, mais volume de carga e uma maior variedade de versões. Seja a diesel ou totalmente elétrica, adapta-se de forma versátil às suas necessidades e traz mais potência para os profissionais. No transporte de passageiros, a nova Caravelle estabelece padrões: sensação de espaço generosa, Infotainment de primeira classe e conforto premium que encantam tanto passageiros como condutores.

Mais informações sobre a California

Mais informações sobre o Transporter

Mais informações sobre a Caravelle

Configurar California, Transporter ou Caravelle

O "Pão de forma" chega em versão elétrica

O ID. Buzz

Rumo ao futuro: a Volkswagen eletrifica um ícone - o "Pão de forma". O ID. Buzz é o primeiro veículo da marca concebido de raiz como totalmente elétrico. O seu design inspira-se nos lendários antecessores e mantém-se único: proporções modernas, funcionalidades inteligentes e conceito de iluminação inovador. Com uma sensação de espaço generosa, encanta famílias e aventureiros. Ágil na cidade, amigo do ambiente como ID. Buzz Cargo - e potente como ID. Buzz GTX (consumo combinado de energia: 20,3 – 21,7 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km; classe de CO2: A). Dados de consumo de combustível e de emissões de CO₂ com intervalos que dependem do equipamento selecionado do veículo), com 340 CV, o "Pão de forma" mais potente de sempre. Totalmente conectado, totalmente elétrico, totalmente repensado.

Aventura e dia a dia em perfeita harmonia

A Multivan

O "Pão de forma" para famílias modernas e negócios: com espaço para até 8 pessoas, a Multivan apresenta-se com um novo design, mas com o inconfundível ADN do "Pão de forma". Funcionalidades digitais e conectividade, sistemas de assistência inteligentes e bancos individuais flexíveis e facilmente amovíveis tornam a sétima geração mais versátil do que nunca. Como a Multivan eHybrid 4MOTION, combina o melhor de dois mundos: trajetos curtos totalmente elétricos e um motor de combustão interna para distâncias maiores. Com a ajuda da tração integral 4MOTION, que aciona automaticamente o eixo traseiro totalmente elétrico quando necessário, enfrenta com confiança até mesmo os terrenos mais difíceis. Um veículo polivalente para o dia a dia e a aventura.

Visual marcante, espírito moderno

2019 a 2024 - O T6.1

Pronto para a era digital - como atualização do T6, o Volkswagen T6.1 impressiona com uma dianteira mais definida: faróis mais estreitos, grelha do radiador maior, novos para-choques – mais dinâmico. O Infotainment moderno, o cockpit totalmente digital opcional, sistemas de assistência adicionais e a direção eletromecânica proporcionam prazer de condução e descontração. Os novos motores TDI oferecem potência com grande capacidade de recuperação, enquanto os papéis permanecem claros: a Multivan mantém-se como polivalente "Lifestyle" e a Transporter destaca-se como profissional de trabalho e como a base para a California.

Mais tecnologia, mais conforto, mais "Pão de forma"

2015 a 2019 - O T6

Uma evolução consistente: o Volkswagen T6 evoluiu do comprovado T5 e acrescenta novos destaques. Uma dianteira redesenhada com faróis mais largos, grelha do radiador reformulada e para-choques modificados conferem-lhe um visual moderno. Tecnicamente, o "Pão de forma" convence com novos motores, sistemas de assistência inteligentes, Infotainment melhorado e, pela primeira vez, uma caixa de velocidades de dupla embraiagem de sete velocidades. A apreciada Multivan encanta com o seu interior espaçoso e versátil - perfeito para famílias, trabalho e viagens com estilo e conforto.

Um polivalente para todos os desafios

2003 a 2015 - O T5

Eleva a diversidade do "Pão de forma" a um novo nível: o Volkswagen T5 oferece, com três alturas de tejadilho e maior volume de carga do que o seu antecessor. Chassis com cabine simples ou dupla permitem carroçarias especiais como plataformas ou caixas frigoríficas. A potente Multivan, com motorizações até 235 CV no V6. Em 2009, a linha de produtos recebe um facelift com secção dianteira totalmente redesenhada: linhas horizontais e claras conferem elegância intemporal. Seja Transporter, Caravelle ou California - o T5 é um polivalente versátil para praticamente todas as situações da vida.

O "Pão de forma" reinventa-se

1990 a 2003 - O T4

Marca o início de uma nova era: o Volkswagen T4 é o primeiro "Pão de forma" com motor e tração dianteiros. Isto permite uma plataforma de carga plana e novas possibilidades de utilização. No final de 1995, recebe um facelift com dianteira redesenhada. A gama de motores vai de unidades a gasóleo de quatro e cinco cilindros a potentes motores a gasolina - a partir de 1996 com o VR6 (103 kW/140 CV) e, desde 2000, com os V6 (150 kW/204 CV) como topo de gama. Seja como furgão, Kombi, chassis, Caravelle ou Multivan - o T4 brilha pela versatilidade. A popular gama California continua a sua história de sucesso com base no T4, tornando-o num veículo de culto.

Com linhas retas e moderno - o "Pão de Forma" com aspeto renovado

1979 a 1990 (versão Syncro até 1992) - O T3

Reinterpretação do conceito comprovado com motor e tração traseiros: maior e mais espaçoso do que o T2, o VW T3 traz, com o seu design de linhas retas e tecnologia inovadora, uma lufada de ar fresco ao universo "Pão de forma". Primeiro VW Bus com impressionante variedade de sistemas de propulsão – de motores a gasolina arrefecidos a ar e a água a motores diesel e turbodiesel – convence pela sua robustez indestrutível e versatilidade. Goza também de grande popularidade como autocaravana Westfalia. A partir de 1984, o T3 é produzido também na versão Syncro com tração integral: um parceiro fiável para autoridades e aventuras.

Liberdade sobre quatro rodas

1967 a 1979 - O T2

A segunda geração do "Pão de forma" mantém as qualidades comprovadas do T1: robustez, espaço e flexibilidade. Contudo, a Transporter cresce, ganha janelas maiores e um para-brisas inteiriço. As novidades incluem uma cabina do condutor mais confortável, um eixo traseiro melhorado e motores mais potentes - até 70 CV de um motor boxer de dois litros. Com a Westfalia, o T2 realiza, a partir de 1968, o sonho da casa móvel. Especialmente entre os viajantes pelo mundo, torna-se símbolo de liberdade.

O nascimento de uma lenda sobre rodas

1950 a 1967 - O T1

O VW T1, ícone da história dos veículos comerciais, representa como poucos o milagre económico alemão. Inspirado no "carro de carga" da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, a produção do VW Tipo 2 T1 começa a 8 de março de 1950. O motor e a tecnologia provêm do Carocha, e o motor inicial, com apenas 25 CV, torna-o versátil e fiável. Seja como furgão ou veículo de passageiros - o "Pão de forma" sai da linha de montagem até 1967. Especialmente procurado: o elegante modelo especial "Samba", com até 23 janelas. Um verdadeiro clássico com estatuto de culto.

O "Pão de forma" em números: factos que entusiasmam

5.580 Marcos Alemães

Preço do Volkswagen Tipo 2 em 1950.

9

Número máximo de lugares num VW “Pão de Forma”.

760 kg

Carga útil do primeiro "Pão de forma".

1956

Inauguração da fábrica da Volkswagen Transporter em Hannover.

100 Marcos

Valor de emissão das ações da VW no ano da sua estreia, em 1960.

L53

Código de cor para vermelho lacrado, um dos tons mais icónicos do VW T1.

7

Número de interruptores e reguladores no painel de instrumentos de série de um T2, em 1967.

25 CV

Potência do motor do primeiro VW “Pão de forma”, em 1950

M113

Código de encomenda para as janelas Safari, os para-brisas basculantes do T1.

112 CV

Potência do VW T3 mais potente (motor boxer de 2,1 litros arrefecido a água).

50° 30’

Ângulo de montagem do primeiro motor diesel no VW T3.

7

Número de gerações do "Pão de forma".

241

Designação exata do Samba de nove lugares.

340 CV

Potência mais elevada até hoje disponível num ID. Buzz GTX.

75

Número de anos em que o VW "Pão de forma" já é produzido - mais do que qualquer outro veículo comparável.